Como suprir a escassez de técnicos em radiologia

Reading Time: 12 minutes read

Cinco estratégias para simplificar o fluxo de trabalho e reter sua equipe atual.

Os profissionais de aquisição de imagens médicas e outros profissionais de saúde essenciais que atuam em centros clínicos trabalham em condições estressantes e precárias com um grau elevado de exigência, que se acentuaram durante a pandemia de COVID-19. Portanto, não surpreende que um número considerável de técnicos em radiologia e técnicos especializados tenham se demitido em busca de oportunidades de salários mais altos, melhores benefícios e condições de trabalho, ou, pior: eles simplesmente abandonaram a profissão. A atual escassez de técnicos em radiologia nos centros de imagem foi um tema frequente debatido por administradores de radiologia durante o encontro anual da Associação de Gestão de Aquisição de Imagens Médicas (AHRA) em agosto.

De acordo com os administradores de radiologia, a escassez de técnicos acarreta impactos diretos e indiretos nas operações clínicas. O número reduzido de colaboradores compromete toda a equipe de radiologia, o fluxo do hospital e o atendimento ao paciente. O acúmulo de exames pode aumentar o tempo de espera do paciente e os atrasos nos resultados dos exames podem interferir nas operações de outros setores do hospital, bem como no tratamento do paciente. Enquanto a direção executiva pondera como resolver a crise de mão de obra na radiologia, existem alguns equipamentos e recursos de software que podem ajudar a reduzir o prazo para liberação dos resultados ao paciente, diminuir o estresse, a tensão e a frustração dos técnicos, além de melhorar a satisfação no trabalho. Este blog apresenta cinco estratégias para aumentar a produtividade no fluxo de trabalho de aquisição de imagens e, quem sabe, ajudar a reter sua equipe atual:

  • Aproveite recursos que geram economia de tempo, integrados ao seu equipamento de aquisição de imagens médicas
  • Reduza a quantidade de cliques exigidos dos técnicos em radiologia e aumente a produtividade do fluxo de trabalho
  • Ofereça uma interface de software uniforme para aumentar a eficiência
  • Adote fluxos de trabalho automatizados orientados por AI
  • Reduza a fadiga do técnico em radiologia por meio da ergonomia
Leia as 5 maneiras pelas quais os radiologistas podem melhorar seu fluxo de trabalho para serem mais concisos e eficientes.
O radiologista pode melhorar sua automação e eficiência do fluxo de trabalho usando os recursos de produtividade em seus equipamentos de imagem médica.

Causas da escassez de técnicos em radiologia.

Antes do início oficial da pandemia de COVID-19, em 2020, já havia uma escassez de técnicos em radiologia. Em 2019, os setores de radiologia nos EUA já estavam enfrentando um déficit de 8,5% de técnicos em radiologia, de acordo com a Pesquisa de Pessoal e Ciências Radiológicas (1) da Sociedade Americana de Técnicos em Radiologia (ASRT). Não se sabe qual é a porcentagem de falta de pessoal desde a pesquisa da ASRT de 2019, mas muitos administradores de hospitais podem atestar o déficit de colaboradores em tempo integral em suas clínicas, bem como as razões pessoais para o desligamento. Esse déficit é acentuado por substitutos temporários, diárias, contratos de prestação de serviços ou cargos de técnicos em deslocamento, que oferecem o triplo do salário em comparação com a remuneração habitual paga a um técnico.

Alguns técnicos em radiologia se demitiram em busca de funções diferentes na área da saúde, como a enfermagem, depois de serem ignorados na distribuição de bônus e premiações concedidos a outros profissionais do setor. Alguns trocaram a área médica por carreiras com melhores condições de trabalho, oportunidades de trabalho remoto ou salários maiores. Por fim, o estresse de trabalhar na área da saúde durante a pandemia de COVID fez com que outras pessoas se aposentassem antes do planejado. Em geral, o desligamento dos técnicos em radiologia abrange toda a gama de técnicos especializados, seja em ultrassom, radioterapia, RM e CT (tomografia computadorizada), bem como técnicos em radiografia básica.

Estratégia 1: Aproveite recursos que geram economia de tempo, integrados ao seu equipamento de aquisição de imagens médicas.

Você está aproveitando ao máximo os recursos de produtividade disponíveis em seu equipamento de aquisição de imagens médicas? Com a evolução da produtividade e da eficiência do software, os recursos que aprimoram a automação e a eficiência dos fluxos de trabalho de radiologia também evoluíram. Peça ao seu fornecedor uma revisão dos recursos que geram economia de tempo, como Etapa do procedimento realizado de modalidade, Configurações personalizadas, Fluxo de trabalho automatizado, entre outros. (Confira nosso blog para obter uma lista de recursos que costumam ser subutilizados.)  

Considerando minha experiência como técnica em radiologia, sei que pode ser difícil para a equipe manter-se atualizada em relação às melhorias nas interfaces de software, que mudam constantemente, bem como compreender e utilizar os avanços de interface desenvolvidos para economizar tempo e eliminar etapas. Além disso, pode haver funcionários novos na equipe que nunca realizaram um treinamento completo sobre o seu equipamento. Planeje solicitar ao seu fornecedor sessões novas ou atualizações do Treinamento sobre Aplicações para sua equipe. Este é o caminho mais eficaz para que seus técnicos em radiologia dominem o funcionamento do equipamento, maximizem os recursos disponíveis e diminuam o tempo do fluxo de trabalho por paciente. Se for difícil agendar um treinamento para os técnicos, verifique com seu representante local da Carestream as opções de cursos virtuais sobre atualização de software.

Caso você esteja em dúvida se seus técnicos em radiologia precisam de treinamento adicional sobre a modalidade ou sobre os princípios de aquisição de imagens digitais, consulte seu software de análise, como o software de análise e relatórios administrativos da Carestream. O software fornece um “painel digital” que permite monitorar os padrões de fluxo de trabalho em seu equipamento da Carestream. É possível visualizar quem está enfrentando dificuldade com repetições, um fator determinante para a redundância no fluxo de trabalho, bem como outras informações referentes à técnica do operador, fornecendo informações sobre os membros da equipe que poderiam se beneficiar de um treinamento adicional.

Estratégia 2: Reduza a quantidade de cliques exigidos dos técnicos em radiologia e aumente a produtividade do fluxo de trabalho.

Em visitas a clínicas e hospitais, interajo com os técnicos com frequência. Eu ouço eles afirmarem que gostariam de realizar exames de imagem mais rapidamente, com menos transições de interfaces de softwares. Eles desejam uma maneira simples por meio da qual possam corrigir os problemas comuns que ocorrem nos exames e na captura de imagens e, ao mesmo tempo, garantir o conforto do paciente e a agilidade no processamento dos exames.

O design dos equipamentos e software da Carestream é pensado para proporcionar facilidade de utilização para o técnico, incluindo maneiras rápidas e fáceis de corrigir erros comuns de fluxo de trabalho no dispositivo sem intervenção adicional dos operadores responsáveis ou departamentos de suporte, como a equipe PACS/RIS. O design do software avançado ImageView da Carestream diminui o número de cliques e transições, além de simplificar ainda mais a experiência do usuário. Os técnicos gostam de recursos como o botão de “repetição rápida”, a possibilidade de avaliar a qualidade da imagem com recursos aprimorados de zoom, um painel de assistência técnica para conferir os indicadores de exposição de qualidade da imagem, um aplicativo de posicionamento radiológico integrado e um botão rápido de “não rejeitar” no caso de uma imagem essencial precisar ser reutilizada posteriormente.

Se um aplicativo do software for programado para RIS, HIS e/ou PACS de uma clínica, o técnico em radiologia não precisa sair da estação de trabalho para finalizar o exame. Imagine o esforço físico e o tempo economizados simplesmente por não haver mais a necessidade de retornar a um hub para finalizar os exames em outro computador! Nossos processos harmoniosos de fluxo de trabalho foram desenvolvidos a partir do feedback dos técnicos em radiologia e ajudam a acelerar o tempo de resposta da aquisição de imagens dos pacientes.

Estratégia 3: Ofereça uma interface do usuário de software uniforme para aumentar a eficiência.

Durante os horários de pico e em ambientes com equipes formadas por diferentes profissionais, manter a padronização entre as interfaces do usuário do software da sala de DR, de reconversão e dos equipamentos móveis ajuda os técnicos a migrar de um sistema para outro sem interrupções ou necessidade de um novo treinamento. Isso é ainda mais importante agora, considerando que a escassez de profissionais provavelmente requer que o técnico esteja presente em instituições parceiras para preencher as lacunas existentes nos horários de pico.

A plataforma do nosso software ImageView está disponível em toda a nossa linha de produtos de DR e utiliza uma interface do usuário comum visando ao aumento da eficiência e da produtividade. Contar com uma interface uniforme também reduz os custos e o tempo de treinamento. Esse recurso representa uma vantagem na admissão de técnicos novos e temporários.

Ao longo da minha atuação como Consultora de Aplicações e Especialista em Produtos, conheci técnicos bastante entusiasmados em utilizar os produtos da Carestream, pois estão familiarizados com seu design historicamente acessível e sua facilidade de utilização, seja porque eles já possuem produtos da Carestream ou por causa de sua experiência com a Carestream em empregos anteriores ou durante o curso de radiologia. Os técnicos em radiologia nos dizem que a interface acessível é um alento para um técnico em radiologia recém-contratado.

Estratégia 4: Adote fluxos de trabalho automatizados orientados por AI.

Os algoritmos de Inteligência Artificial oferecem importantes benefícios de economia de tempo e fluxos de trabalho no pacote de programas da radiologia de hoje. Recentemente, a Carestream introduziu novos recursos inteligentes baseados em AI que elevam a eficiência do fluxo de trabalho de exames realizados por aquisição de imagens a outro patamar. Nossa “sala inteligente” possui recursos para ajudar a otimizar o posicionamento do equipamento e do paciente, além de acelerar o fluxo de trabalho do técnico em radiologia. Além de aumentar a capacidade de atendimento dos pacientes, esses recursos podem ajudar a melhorar a uniformidade das imagens, destacar patologias específicas para avaliação especial e reduzir as repetições dos exames, contribuindo não apenas para aprimorar o funcionamento do setor de imagens, como também o atendimento ao paciente.

Os recursos inteligentes podem beneficiar técnicos em radiologia que possuem todos os níveis de habilidade. Além disso, os avanços na automação podem diminuir o tempo de contato próximo entre paciente e os técnicos em radiologia, o que é uma grande vantagem no caso de doenças infecciosas ou vírus como o da COVID. Nossos recursos “inteligentes” orientados por AI para fluxo de trabalho de DR automatizado incluem: Posição automática inteligente, Posicionamento inteligente do paciente, Colimação inteligente e Técnica inteligente. Leia nosso blog para saber mais sobre nossos Recursos inteligentes para fluxo de trabalho de DR.

Estratégia 5: Reduza a fadiga do técnico em radiologia por meio da ergonomia.

Deslocar equipamentos e posicionar pacientes várias vezes ao longo do dia é exaustivo. A Carestream oferece três soluções ergonômicas para ajudar a reduzir as distensões, os entorses e o esgotamento entre seus técnicos:

Detector Lux 35: Os técnicos em radiologia estão sempre desempenhando múltiplas tarefas simultaneamente. Eles seguram um detector de 3 kg em uma das mãos enquanto oferecem apoio e ajudam o paciente com a outra. É difícil segurar um detector de maneira firme com uma mão só, especialmente porque, no final do turno, chega o cansaço. Alivie a carga da tecnologia, literalmente, com nosso novo Detector Lux 35, leve e sem vidro. Ele pesa quase 1 kg a menos do que nosso Detector DRX-Plus do mesmo tamanho. Seu design ergonômico e sofisticado inclui suporte para os dedos em três lados para garantir aos técnicos em radiologia uma empunhadura segura e permitir um posicionamento mais fácil, especialmente para exames realizados no leito.

Software SmartGrid: Elimine a necessidade que seus técnicos em radiologia possuem de manusear grades antidispersão pesadas e volumosas. Nosso software de processamento SmartGrid oferece qualidade de imagem comparável às imagens adquiridas com uma grade antidispersão. Aumente a produtividade ao obter os benefícios da qualidade de imagens adquiridas com grade, porém sem utilizar uma grade física antidispersão.

Detector DRX-L: A captura de imagens longas e de alta qualidade das pernas ou da coluna vertebral pode ser difícil, especialmente no caso de pacientes pediátricos ou com mobilidade reduzida, que têm dificuldade em permanecer imóveis por um período prolongado. O Detector DRX-L permite a captura de imagens longas com uma única exposição, ao mesmo tempo em que economiza o tempo exigido para o exame, agiliza o fluxo de trabalho e diminui a necessidade de repetições. Com eficiência quântica detectiva (DQE) elevada, ele também ajuda a reduzir a dose do paciente em comparação com imagens emendadas de múltiplas exposições ou métodos de captura mais antigos e eventuais repetições.

Alguns dos recursos de economia de tempo sugeridos e recomendados aqui podem parecer irrelevantes. No entanto, economias de tempo pequenas podem fazer uma grande diferença no final. Além disso, as estratégias sugeridas podem ajudar na retenção dos profissionais ao reduzir a fadiga e aumentar a satisfação no trabalho. A maioria dos técnicos em radiologia escolheu sua profissão porque deseja cuidar de pessoas. Dispensá-los da tarefa de manter os olhos voltados para uma estação de trabalho permite que eles tenham alguns minutos a mais para dedicar aos pacientes. Por fim, disponibilizar um treinamento adequado e uma interface do usuário uniforme pode contribuir para que eles se sintam mais confiantes. Juntas, essas estratégias podem ajudar a superar a atual escassez de técnicos em radiologia e a reter os profissionais que integram sua equipe.

Kendra Hall, que é PhD e tecnóloga registrada (Registered Technologist, RT), trabalha no ramo de aquisição de imagens médicas há mais de 22 anos como técnica em radiologia, tendo atuado em diversas funções. Ela ingressou na Carestream em 2007 como Consultora de Aplicações e, atualmente, é Especialista em Produtos de Soluções para Raios X.

Leia mais

O impacto prolongado da COVID sobre a administração de radiologia Recursos de AI em radiologia a serem adotados hoje

Referências:

  1. American Society of Radiologic Technologists (2019). Radiologic technologist staffing and workplace survey. Acessado em 25 de julho de 2021 em https://www.asrt.org/search?q=technologist%20staffing
WhatsApp

POST A COMMENT

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.