Três Estratégias de Serviço para Equipamentos de Aquisição de Imagens Médicas em 2023

Reading Time: 6 minutes read

Maximize o tempo de atividade e o retorno sobre o investimento em equipamentos de raios X.

Ao iniciarmos 2023, observamos estratégias de serviço familiares e essenciais para maximizar o retorno sobre o investimento (return on investment, ROI) em equipamentos de aquisição de imagens médicas:

  • Fortalecer a segurança cibernética para manter o fluxo das operações.
  • Elaborar um plano para a resolução mais rápida possível dos problemas que acarretam tempo de inatividade dos equipamentos.
  • Maximizar a utilização dos recursos de software disponíveis.

Estratégia: fortalecer a segurança cibernética por meio de upgrades de software

Infelizmente, as organizações de saúde com seus vastos repositórios de dados de pacientes têm sido um alvo atraente para ataques cibernéticos. Em 2022, a segurança cibernética foi considerada o problema tecnológico mais urgente enfrentado pelas organizações de saúde, de acordo com o ECRI Institute. (1)

O software de aquisição de imagens médicas que não está em dia com os upgrades do fornecedor pode estar vulnerável a hackers. É por isso que recomendo que nossos clientes iniciem o ano de 2023 migrando para nosso software ImageView, que ajudará a conter vulnerabilidades relacionadas à segurança.

O ImageView é nosso software para dispositivos médicos mais seguro. Desenvolvido para Microsoft Windows 10, ele incorpora elementos “Secure by Design”, como proteção e prevenção contra invasões. Os recursos de login seguro e privacidade do paciente ajudam as instalações a manter a conformidade com as regulamentações do setor. Além disso, a autenticação de domínio fornece administração centralizada no usuário utilizando os padrões de segurança das instalações. Essa funcionalidade controla a identidade dos usuários e o acesso com login único. A equipe de assistência técnica da Carestream pode ajudá-lo a fazer upgrade de seu software para o ImageView.

Estratégia: maximizar o tempo de atividade dos equipamentos

Suas salas de raios X e equipamentos de aquisição de imagens móveis precisam funcionar em período integral. É importante estar preparado para lidar com problemas ocasionais de serviço. Planeje uma resolução mais rápida dos problemas em 2023 adotando a solução de problemas e reparos virtuais.

A Carestream presta serviços de monitoramento, diagnóstico e reparo remotamente há anos. Primeiro, tentamos resolver o problema remotamente, conectando-nos ao seu equipamento para revisar configurações, arquivos de registro e parâmetros operacionais críticos. Com uma conexão segura, podemos resolver os problemas mais rapidamente. Um maior número de clientes da Carestream está adotando esse modelo após comprovar sua eficácia durante a pandemia, quando nossos engenheiros de campo não podiam visitar as instalações.

Baixe o depoimento do Memorial Health sobre os serviço presatados.

Também estamos observando um aumento crescente na utilização do monitoramento remoto proativo para evitar problemas antes que eles aconteçam. Aproveitando a mesma conectividade segura que utilizamos para o diagnóstico e o reparo, podemos efetuar análises em tempo real para manter os sistemas funcionando com eficiência máxima e para identificar e corrigir problemas antes que acarretem tempo de inatividade.

A Memorial Health, localizada em Springfield, Illinois (EUA), constatou que muitas visitas às instalações são evitadas com a utilização do serviço de monitoramento remoto SmartLink da Carestream. “Graças à facilidade de conexão, o monitoramento remoto SmartLink permite que os engenheiros da Carestream detectem e corrijam muitos erros antes que se tornem um problema. Esse serviço preventivo ajuda a garantir desempenho de alto nível e tempo de atividade contínuo”, afirma Marjorie King, diretora de aquisição de imagens médicas.

Os clientes exigem tempos de resposta rápidos, o que nos incentiva a encontrar maneiras mais ágeis de realizar a manutenção em seus equipamentos. Estamos explorando ferramentas remotas que se integrarão ainda mais com rotinas avançadas de AI para realizar previsões mais oportunas e detalhadas a fim de contribuir com a minimização do tempo de inatividade. Além disso, prevemos que recursos avançados, como realidade aumentada e virtual, serão incorporados em nossas ofertas de treinamento e serviços.

Estratégia: maximizar a utilização dos recursos de software disponíveis

Durante nossas visitas às instalações, constatamos que alguns de nossos clientes não utilizando plenamente seus recursos de software existentes. Eles podem não estar cientes dos recursos que geram economia de tempo, como Etapa de Procedimento Realizado por Modalidade, Configurações Personalizadas ou Fluxo de Trabalho Automatizado, ou de todas as ferramentas disponíveis para ajudar a capturar imagens de diagnóstico com a mais alta qualidade possível. Esse lapso pode ser resultado da falta de treinamento tanto de alguns técnicos em radiologia quantode novos membros da equipe que jamais foram ensinados a utilizar todas as funções do equipamento.

Comece o novo ano avaliando quem em seu departamento poderia se beneficiar de treinamento adicional. Em seguida, considere solicitar ao seu fornecedor sessões novas ou atualizações do Treinamento sobre Aplicações para sua equipe. Este é o caminho mais eficaz para que seus técnicos em radiologia dominem o funcionamento do equipamento, maximizem os recursos disponíveis e reduzam o tempo do fluxo de trabalho por paciente. Se for difícil agendar um treinamento para os técnicos, verifique com seu representante local da Carestream as opções de cursos virtuais sobre atualização de software.

Pergunte também ao seu fornecedor de equipamentos sobre novos recursos de software que podem ajudar a simplificar o fluxo de trabalho, melhorar o atendimento ao paciente e/ou reduzir custos. Em 2022, a Carestream introduziu novos recursos inteligentes baseados em AI que elevam a eficiência do fluxo de trabalho de exames realizados por aquisição de imagens a outro patamar. Nossa “Sala Inteligente” possui recursos para ajudar a otimizar o posicionamento do equipamento e do paciente, além de acelerar o fluxo de trabalho do técnico em radiologia. Além de aumentar a produtividade em relação aos pacientes, esses recursos podem ajudar a melhorar a consistência da imagem, reduzir repetições e melhorar o controle de infecções.

Se você planeja comprar equipamentos de aquisição de imagens em 2023, sugiro que avalie a capacidade do fornecedor de disponibilizar regularmente novos recursos e tecnologias, como recursos de AI e melhorias de segurança cibernética, essenciais para garantir o valor contínuo da solução. Determine também se o fabricante oferece monitoramento remoto e serviços de reparo para que você possa aproveitar a economia de custos e o tempo de resolução mais rápido.

Espero que essas estratégias sejam úteis e desejo a você tudo de bom em 2023.

Jatin Thakkar

Jatin (JT) Thakkar é um líder experiente com mais de 20 anos de experiência em operações de serviços globais e transformação estratégica de negócios. Em seu cargo atual como gerente geral de Serviços e Soluções Globais na Carestream, ele supervisiona a produção e a logística dos serviços globalmente em todas as linhas de negócios, além de ser responsável pelo desenvolvimento e pela implementação da estratégia de serviços e de planos de crescimento a longo prazo. JT também lidera a comercialização de serviços de todos os produtos. Ao longo de sua carreira, ele trabalhou em todas as funções de atendimento ao cliente e implantou com sucesso programas em toda a empresa e processos globalmente harmonizados para impulsionar a eficiência operacional e o valor para o cliente. É palestrante recorrente da Technical Service Professional Association e da conferência Field Service Medical, e, atualmente, integra o Conselho do WBR Field Service.

Referência:

1 https://www.ecri.org/press/ecri-names-cybersecurity-attacks-the-top-health-technology-hazard-for-2022 ECRI é uma organização independente sem fins lucrativos que fornece soluções tecnológicas e orientações baseadas em evidências para responsáveis pela tomada de decisões na área da saúde em todo o mundo. Acesso em 18 de janeiro de 2022

POST A COMMENT

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.