Problemas na Segurança do Paciente em Radiologia

Reading Time: 6 minutes read

De autoria da Dr.ª Cheryl Turner, diretora de educação e de treinamento globais na Legion Healthcare Partners; e fundadora do Rad-Cast, o podcast de educação continuada para profissionais de radiologia.

Principais causas de experiências adversas do paciente em radiologia.

Neste blog,vamos abordar exemplos reais de experiências adversas de pacientes, inclusive o uso indevido da radiação e eventos sentinela mais sérios. Frequentemente, percebemos que as principais causas para esses incidentes são erros humanos, problemas de comunicação e inadequação de treinamentos e de políticas. Apesar de os acidentes com radiação serem raros, é importante que todos lembremos que eles acontecem. Também não podemos esquecer que fazemos uma quantidade inacreditável de coisas boas com nosso conhecimento e nossa competência.

enfermeira administrando um exame de imagem ao paciente
Às vezes, erros humanos, falta de comunicação e treinamento e políticas inadequados entre os radiologistas podem afetar a segurança do paciente.

Em 2010, o New York Times conduziu uma investigação intitulada “A radiação oferece novas curas e formas de causar danos” (Radiation Offers New Cures, and Ways to Do Harm). 1 Nesse artigo, o autor, Walt Bogdanich, examina acidentes na terapia com radiação que resultaram no óbito de dois pacientes em Nova York, além de constatar a hiperdosagem de radiação em pacientes na Flórida e na Pensilvânia. O artigo afirma que a complexidade da rápida mudança nos aceleradores lineares tem “criado novos espaços para erros através de falhas de software, defeitos na programação, precariedade nos procedimentos de segurança ou inadequação de equipes e treinamentos”.

Bogdanich relatou que ocorreram 621 erros na terapia de radiação em Nova York entre os anos 2001 e 2008. Quase metade dos erros envolvia radiação no local errado do corpo ou alvo pretendido. Registros de uso indevido da radiação indicaram que “a inadequação de equipes ou treinamentos, o não cumprimento de um plano de certificação de boa qualidade e falhas de software contribuíram para os erros que afetaram pacientes de diferentes idades e doenças”.

Erros com potencial de dano ao paciente ocorrem em todas as áreas das ciências da radiação.

De modo semelhante, em 2014, um paciente da Auckland Radiation Oncology Limited na Nova Zelândia recebeu o triplo da dose de radiação prescrita durante o tratamento de câncer de próstata com metástase óssea. Uma investigação do acidente revelou que “um ambiente de trabalho estressante” foi a principal causa do incidente, observando que os colaboradores estavam trabalhando demais e que faltava pessoal no departamento. 3

Embora acidentes em terapia de radiação sejam, frequentemente, catastróficos, erros com o potencial de causar danos ao paciente ocorrem em todas as ciências da radiação. Em 2009, a Pennsylvania Patient Safety Authority relatou 652 eventos na área de radiologia. Metade dos incidentes estavam relacionados a um teste ou procedimento errado realizado em um paciente; um terço dos erros envolvia imagem feita de paciente errado; e os outros 20% foram atribuídos ao local anatômico incorreto como o alvo. A maioria dos eventos com erros revelados no espectro da radiologia, com tomografia computadorizada, imagem por ressonância magnética e mamografia, também contribuíram para o total de incidentes.

O relatório de achados do artigo da Pensilvânia afirmou que os departamentos estavam passando por “escassez de pessoal completamente preparado, escassez de pessoal experiente… e escassez de fundos para atualizações, equipamentos e colaboradores adicionais”. O relatório foi mais a fundo para explicar que se um departamento sofre com a “falta de uma equipe experiente, não há exemplos, preceptores ou mentores necessários” para oferecer suporte fundamental e desenvolver uma equipe de trabalho. 4

Considerando especificamente erros em RM, um estudo de 2017 do Reino Unido constatou que, apesar de o dano direto à equipe ou aos pacientes normalmente ser baixo, a ocorrência mais frequente é o resultado de uma série de equívocos causados por falhas de procedimento ou erro humano que poderiam ser evitados. O relatório apontou que as causas mais comuns para erros em RM estavam relacionadas à incompreensão das políticas de segurança, ao treinamento de segurança inadequado, à comunicação ineficiente e a departamentos e equipes sobrecarregados. 5

As condições de trabalho e a cultura departamental podem contribuir para erros de radiação

Um consenso dos relatórios, independentemente da modalidade, refere-se às condições de trabalho e à cultura departamental como possíveis causas de erros de radiação que poderão causar danos ao paciente. Parte dessa cultura de trabalho prejudicial pode ser atribuída ao conceito de fluxo de atendimento de pacientes. O modelo de produtividade em detrimento dos pacientes tem custado caro ao bem-estar dos prestadores e à segurança dos pacientes. Os autores do relatório do Task Group 100 da American Association of Physicists in Medicine (AAPM) identificaram que “os erros que acontecem não são por causa de falhas em dispositivos e software, mas, sim, falhas no fluxo de trabalho e no processo”. 6

Constatou-se que esses tipos de falhas incluem a falta de procedimentos padronizados, falha na comunicação, treinamento inadequado, falha humana (falha em revisar o trabalho) e falta de equipe (abrangendo processos apressados, falta de tempo ou fadiga da equipe). Uma citação de um participante em minha própria pesquisa resumiu isso da seguinte forma: “doze horas é muito, sei que consigo ir adiante, não sinto cansaço, mas acho muito, todo o estresse mental e o que passa na cabeça de um terapeuta o dia inteiro, com todos os pacientes, e o número de pacientes só aumenta”. 7

O que passa por sua cabeça diariamente enquanto tenta lidar com os aspectos mental, emocional e técnico do seu trabalho? Você se pega pensando sobre a exaustão, o próximo paciente, a crise atual, uma possível licença, o cansaço emocional, seus próprios problemas familiares, a história de um paciente, a falta de suporte da administração, a possibilidade de causar um acidente? Está sendo pedido que você faça muito com poucos recursos? Essas são as coisas que nós, como profissionais, devemos admitir para nós mesmos e para nossos líderes.

O cuidado com a segurança dos pacientes requer que tenhamos uma mentalidade e uma cultura fortes, para que, assim, possamos oferecer nosso extenso conjunto de capacidades. Uma declaração da Radiological Society of North America (RSNA) transmitiu o que a associação pensa sobre o ambiente laboral ao tratar do impacto de uma cultura boa e justa que serve paraaumentar a segurança dos pacientes ao capacitar os colaboradores a monitorar proativamente o local de trabalho e a participar em esforços de segurança no ambiente laboral”. 8 Quanto melhores os profissionais das ciências da radiação, melhores serão os cuidados com os pacientes. Isso significa que, quando somos mais respeitados e melhor preparados, e estamos mais cientes, temos melhores condições – mental e fisicamente – de oferecer o melhor cuidado que estamos equipados para proporcionar. Temos a responsabilidade profissional de sermos os melhores e de defender as melhores práticas na radiologia e na terapia de radiação.

Dr.ª Cheryl Turner

A Dr.ª Cheryl Turner trabalha como terapeuta de radiação há mais de 30 anos e como educadora há 15. Atualmente, Cheryl é diretora de educação e de treinamento globais na Legion Healthcare Partners, e fundadora do Rad-Cast, o podcast de educação continuada para profissionais de radiologia. Ela tem ampla atuação junto a sociedades profissionais, inclusive a American Registry of Radiologic Technologists, a American Society of Radiologic Technologists, o Joint Review Committee on Education in Radiologic Technology, a Association of Educators in Imaging and Radiologic Sciences, e a Latin American Radiology Outreach Organization. Cheryl venceu o prêmio Harold Silverman Distinguished Author em 2018, a ASRT Foundation Scholarship em 2015 para educação continuada, voltada ao seu doutorado, e o “Eye of the Tiger” da Chattanooga State Community College em 2012 por sua excelência como educadora.

Referências:

  1. https://www.nytimes.com/2010/01/24/health/24radiation.html
  2. https://www.nytimes.com/2010/01/24/health/24radiation.html
  3. https://www.nzherald.co.nz/nz/news/article.cfm?c_id=1&objectid=11904030
  4. http://patientsafety.pa.gov/ADVISORIES/Pages/201809_WrongSiteRadiology.aspx
  5. https://www.birpublications.org/doi/pdf/10.1259/bjro.20180006
  6. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4985013/
  7. Turner, C. S., Brown, K., Adams, R. D., Jackowski, M. (2018). “How do they do it? A description of stress and coping in radiation therapists.” Radiation Therapist, 27 (2). American Society of Radiologic Technologists.
  8. https://www.rsna.org/news/2019/February/Just-Culture-Background

POST A COMMENT

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.