Obtenha eficiência e processamento de imagem ideais com seu equipamento de diagnóstico por imagem

Reading Time: 8 minutes read

Práticas recomendadas para aproveitar ao máximo o treinamento em seu equipamento de diagnóstico médico por imagem.

Quando investem em novos equipamentos de diagnóstico médico por imagem, os departamentos de radiologia desejam obter o máximo retorno sobre o investimento feito. No diagnóstico médico por imagem, um bom retorno significa alcançar eficiência e processamento de imagem ideais.

O caminho mais eficaz para que seus técnicos em radiologia se tornem proficientes nos equipamentos passa pelo treinamento em aplicativos* relacionado com seus equipamentos de diagnóstico médico por imagem da Carestream. Everything Rad solicitou que dois de nossos consultores de aplicativos altamente experientes — que fornecem orientação diretamente no local onde os equipamentos estão instalados — compartilhassem suas melhores práticas para que os departamentos de radiologia tirem o máximo proveito desse importante treinamento. Leia para obter informações úteis de Dana Madewell e David Ruiz.

Imagem da ilustração de dados em segundo plano com sobreposição de texto "ROI de equipamentos de imagem: Aumentando-o"

Capacitar os instrutores: o papel essencial do operador-chave

O treinamento em aplicativos é modelado pela filosofia “capacitar os instrutores”. Isso possibilita que uma instituição de saúde continue treinando a equipe e os médicos atuais e novos do departamento mesmo após o término do treinamento em aplicativos. A Carestream os chama de “operadores-chave”.

Os operadores-chave são muito importantes para o sucesso e a implementação de um novo sistema. Eles terão a responsabilidade de fornecer a cada integrante de sua equipe os conhecimentos necessários sobre o sistema para executarem tarefas diárias.

Foto de David Ruiz
“Eu realmente acredito que estamos promovendo o sucesso dos clientes com nossos produtos e treinamentos.” — David Ruiz, Carestream.

O que faz um bom operador-chave?

Mas como uma instalação determina quem devem ser os operadores-chave? Se você deseja operar seu equipamento de maneira ideal e com capacidade — e quem não deseja? —, o operador-chave precisa ser alguém com experiência prática no uso cotidiano do equipamento. Além disso, o operador-chave ideal tem um sólido conhecimento em raios X, é muito instruído em informática e apaixonado por garantir que o equipamento funcione adequadamente, não apenas para a equipe, mas também para os pacientes. São características adicionais a serem consideradas ao designar seus operadores-chave:

  • conhecimento do protocolo de seu departamento;
  • familiaridade com sistemas ou computadores de captura digital;
  • experiência em serviço ou apresentação de programas educacionais;
  • boas habilidades de comunicação e interpessoais;
  • entusiasmo e iniciativa com relação aos avanços tecnológicos;
  • capacidade de dedicar tempo de qualidade participando de treinamentos em aplicativos, sessões práticas e treinamento de colaboradores;
  • disponibilidade para fornecer treinamento e suporte contínuos a toda a equipe.

Além disso, é importante contar com vários operadores-chave; de preferência três ou quatro. Se você tiver apenas um, e essa pessoa — ou alguém de sua família — ficar doente, for promovida ou deixar a organização, sua instalação ficará sem nenhum operador-chave. Além disso, se você estiver operando uma instalação que funcione 24 horas por dia, precisará de um operador-chave em cada turno. Exames difíceis e questões técnicas não se limitam ao horário do primeiro turno.

Algumas instalações escolhem equivocadamente seu administrador de radiologia como operador-chave. Esse não é necessariamente o melhor candidato, pois alguns têm pouco ou nenhum conhecimento em radiologia. E mesmo administradores de radiologia experientes podem não estar disponíveis quando os radiologistas tiverem alguma dúvida durante um exame. Além disso, não pressuponha que seu técnico sênior é a pessoa mais indicada para a função. Analise antecedentes do candidato em função da relação de características de um bom operador-chave.

Foto de Dana Madwell
“Quero ajudar os clientes a usarem nossos equipamentos de maneira otimizada e segura.” — Dana Madewell, Carestream.

Depois de identificar seus operadores-chave, trabalhe com o consultor de aplicativos da Carestream para estabelecer o cronograma de treinamento. Além das sessões para os operadores-chave, serão realizadas sessões de “Treinamento para usuários básicos” para todos os seus técnicos em radiologia. Preferencialmente, os operadores-chave devem participar de todas essas sessões do Treinamento para usuários básicos. A repetição ajudará os operadores-chave a compreenderem melhor os aplicativos. Além disso, eles podem receber as dúvidas dos colaboradores e estarão preparados para respondê-las após o término da consulta.

Três etapas para se preparar para o treinamento em aplicativos

Além de identificar seus principais operadores e técnicos em radiologia que precisam participar do treinamento, você precisa tomar outras providências antes do treinamento em aplicativos:

  • Defina e compartilhe com o consultor de aplicativos uma lista atualizada de códigos de procedimentos e a lista de nomes dos técnicos que serão empregados na configuração inicial. Essas informações serão utilizadas para configurar o equipamento com códigos e usuários.
  • Peça a seus técnicos que concluam o treinamento prévio on-line fornecido pelo consultor de aplicativos.
  • Deixe toda a rede pronta para a(s) modalidade(s). Se isso não for feito, seu consultor de aplicativos gastará um tempo valioso de treinamento trabalhando com seu departamento de TI, em vez de estar capacitando seus técnicos em radiologia.

Práticas recomendadas para o dia do treinamento

Embora possa ser difícil, é altamente recomendável que as instalações disponham de equipe extra no dia do treinamento para que os técnicos possam se revezar entre as diferentes sessões e dedicar toda a atenção ao conteúdo enquanto estiverem presentes. Sem equipe dupla, os participantes costumam chegar atrasados ao treinamento ou sair mais cedo, isso quando não perdem completamente as sessões. Passamos por situações em que chegamos ao último dia de treinamento tendo capacitado totalmente apenas um quarto da equipe.

Ainda que a equipe dupla eleve os custos com pessoal durante a semana, você obterá mais eficiência no longo prazo, já que toda a equipe estará capacitada. Nosso objetivo é ajudar você a utilizar seu equipamento da Carestream da forma ideal e mais segura, o que exige treinamento aprofundado para os operadores-chave e o máximo de usuários básicos que a equipe permitir. As soluções de imagens médicas atuais são sofisticadas e contam com diversas ferramentas para a personalização do fluxo de trabalho e da aparência, possibilitando que haja muitas informações e treinamento a serem abordados durante as sessões de treinamento de aplicativos.

Também incentivamos todos os colaboradores a consultarem a lista de verificação do treinamento em aplicativos antes da sessão de treinamento final para que possamos revisar áreas que não tenham ficado claras antes de concluir o treinamento.

Imagem do software Imageview no monitor.
“Passamos muito tempo analisando novos recursos de software e explicando como eles aumentarão a eficiência.” — David Ruiz, Carestream.

É claro que a consultoria em aplicativos varia em função do produto, mas abordamos geralmente: componentes e funcionalidades do sistema; software de sistema e fluxo de trabalho; técnica e exposição; e utilização e cuidados com o detector. Metodologicamente, passamos por uma relação abrangente de habilidades de treinamento.

Nosso objetivo é assegurar que seus técnicos em radiologia conheçam totalmente as ferramentas disponíveis para maximizar a eficiência de seu fluxo de trabalho e proporcionar a máxima qualidade a suas imagens de diagnóstico. Trabalhamos com você diretamente no local até que obtenha imagens que satisfaçam seus radiologistas.

Em seguida, damos um passo adiante e fornecemos treinamento sobre os ajustes disponíveis na técnica e na exposição para o processamento de imagens. Esse é um passo importante para garantir seu sucesso depois de concluído o treinamento. Frequentemente, descobrimos que alguns clientes não estão cientes de todos os refinamentos de processamento de imagem que possuem disponíveis. Uma coisa é capacitar para o produto; outra é estar clinicamente pronto. É aí que acontece a verdadeira mágica, e não vemos a hora de compartilhar o que sabemos com nossos clientes.

Se ainda houver tempo depois que todos estiverem totalmente capacitados, abordaremos as perguntas ou necessidades de treinamento que você tiver sobre outros produtos da Carestream. Tentamos fazer com que todos os seus equipamentos da Carestream funcionem da melhor maneira possível. Nós nos preocupamos com cada compra.

Suporte após a conclusão do treinamento

Nosso maior conselho depois que concluímos um treinamento é que os radiologistas implementem clinicamente o treinamento no dia a dia. Recomendamos que eles realizem exames difíceis, mesmo que sintam em um primeiro momento que estão se movendo mais lentamente. Sempre leva tempo para adotar mudanças, mas no longo prazo, elas serão mais eficientes do que antes. Também incentivamos a equipe a assistir aos vídeos de treinamento e concluir o “Treinamento de introdução”. Todo investimento feito agora em treinamento será totalmente recompensado em economia de tempo mais adiante.

Acreditamos plenamente que o treinamento diretamente no local é apenas o começo de nossa colaboração. Sua equipe de radiologia pode entrar em contato conosco a qualquer momento caso tenha dúvidas. Seu ramo de atividade é melhorar e salvar vidas. Trata-se de um trabalho essencial, e estamos à disposição para apoiar você com as nossas soluções de diagnóstico médico por imagem e nossos treinamentos. Esperamos que considere essas práticas recomendadas úteis.

Observação do editor: Este blog faz parte de uma série sobre ROI de equipamentos de diagnóstico por imagem. Leia os blogs relacionados:

Cuidados e manutenção de equipamentos de raios X: seis recomendações

Dana Madewell e David Ruiz são consultores de aplicativos da Carestream. Juntos, eles têm mais de 35 anos de experiência em diagnóstico por imagem.

*O treinamento em aplicativos é uma opção de compra recomendada.

Saiba mais:

COMMENTS

  • August 31, 2020
    reply

    sandoval

    Muito Bom !!!

POST A COMMENT

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.