Aumento da Produtividade no Departamento de Radiologia

Reading Time: 10 minutes read

Técnicas para melhorar o fluxo de trabalho no departamento de Imagens de raios X.

Os administradores de radiologia estão sempre buscando maneiras de melhorar a produtividade no departamento de Imagens. Conforme o software da modalidade evoluiu, também evoluíram os recursos que aprimoram a automação e a eficiência no fluxo de trabalho. No entanto, em minhas interações com os clientes, acredito que, muitas vezes, os departamentos estão negligenciando alguns desses recursos que economizam tempo.

EMS em jaquetas amarelas brilhantes, transportando o paciente na cama no hospital. Texto na caixa laranja no lado esquerdo "Dicas para melhorar o fluxo de trabalho em imagens de raios-X"
O software de criação de imagens automatiza várias etapas. Você está aproveitando todas as suas características para aumentar a eficiência no seu departamento de radiologia?

Nesta publicação no blog, vou analisar:

  • Recursos novos e já existentes que tornam a captura de imagens mais eficiente.
  • Como a padronização dos equipamentos aumenta a produtividade e facilita o uso.
  • O papel da integração na melhoria do fluxo de trabalho em radiologia.

Ferramentas novas e já existentes para técnicos em radiologia para tornar a captura de imagem mais eficiente

Etapa do procedimento realizado de modalidade. A maioria dos departamentos de Radiologia estão familiarizados com a lista de atividades de comunicação de imagens digitais em medicina (Digital Imaging and Communications in Medicine, DICOM). No entanto, diversos centros de imagem não estão cientes – e, portanto, não utilizam – a etapa do procedimento realizado de modalidade (Modality Performed Procedure Step, MPPS) para o fluxo de trabalho agendado. Esse recurso opcional do software envia automaticamente uma mensagem ao RIS para realizar o estudo quando as imagens adquiridas forem aceitas. O fluxo de trabalho automatizado de bastidores evita que o técnico em radiologia precise realizar manualmente o estudo a partir do aplicativo RIS. Esse recurso pode não se adequar a seu fluxo de trabalho caso precise que o técnico em radiologia responda a perguntas antes de realizar o estudo. No entanto, é uma opção de economia de tempo para outros centros de raios X.

Fluxo de trabalho automatizado com o software EVP Plus. Os técnicos em radiografia esperam um alto grau de automação e eficiência na tecnologia que usam em seu fluxo de trabalho diário. Eles esperam interação mínima com o software de modalidade da tecnologia.

Ao mesmo tempo, os radiologistas esperam exames que atendam suas preferências de visualização de diagnóstico individualizadas enquanto obtêm resultados consistentes. Consequentemente, sua tecnologia de processamento de imagem precisa oferecer um alto grau de automação, ao mesmo tempo que oferece flexibilidade e facilidade de uso.

O software EVP Plus da Carestream supera com êxito esse desafio da radiografia de projeção digital. O EVP Plus conta com processamento automático e oferece qualidade de diagnóstico Imagens de radiografia digital e radiografia computadorizada para PACS, com base nas preferências de visualização que podem ser especificadas exclusivamente por cada local. Uma interface de usuário intuitiva providencia controles independentes para as cinco propriedades fundamentais da qualidade da imagem: brilho, latitude, contraste de detalhes, nitidez e ruído. A interface do usuário pode ser usada para a configuração inicial, definindo as preferências exclusivas de “visualização” para uma clínica. Depois que as preferências forem estabelecidas, o EVP Plus processa automaticamente as imagens para a “visualização” especificada.

Fluxo de trabalho de tela única para menos transições de tela. Esse novo layout que economiza tempo foi introduzido recentemente no software ImageView da Carestream. Com o ImageView, as operações mais usadas exigem apenas que se pressione um botão, sem a necessidade de alternar entre várias telas.

A partir de uma única tela, os técnicos em radiologia podem visualizar e acessar dados do paciente, dados de estudos e visualizações; visualizador de imagens e auxiliares de posicionamento; e controles de formatação e fluxo de trabalho. Depois que é capturada, a imagem é exibida no painel central, substituindo o visualizador de imagens e os auxiliares de posicionamento. Os controles de aquisição à direita são substituídos por marcadores e ferramentas de manipulação/processamento/formatação de imagens.

Exemplo de software ImageView
Com o ImageView Software, as operações mais usadas são pressionadas com um único botão, sem a necessidade de alternar entre várias telas.

Modo de operação do GQ. Na maioria dos centros de imagem dos Estados Unidos, os técnicos em radiologia adquirem uma imagem, revisam o produto para garantia de qualidade (GQ) e, em seguida, aceitam ou selecionam manualmente a próxima visualização para aquisição. Por outro lado, muitos departamentos de Radiologia de fora dos Estados Unidos revisam imagens por estudo. Cada imagem é adquirida, exibida por um curto período de tempo e, em seguida, o sistema passa automaticamente para a próxima visualização para aquisição. Depois que todas as imagens foram adquiridas, elas são revisadas com maior atenção para garantia de qualidade e anotadas. A abordagem de GQ por estudo pode eventualmente proporcionar uma melhoria do fluxo de trabalho nos centros com um alto volume de estudos de imagem.

Aproveite a configuração personalizada e os controles automatizados. Use a configurabilidade e as configurações de visualização e de fluxo de trabalho disponíveis no seu sistema de imagem para agilizar os exames. Isso pode praticamente automatizar o processo do exame, ao mesmo tempo que fornece resultados repetíveis. Por exemplo, o North Colorado Medical Center descobriu que os controles automatizados no sistema DRX-Evolution “agilizam a captura de raios X de perfil cirúrgico, trauma, de corpo inteiro, escoliose, coluna vertebral, extremidades e exames gerais de raios X”, explica Rafael Hernandez, gerente sênior de Imagens Médicas.

Além disso, controles automatizados, como centralização, posicionamento e rastreamento automáticos, podem eliminar a necessidade de colocar manualmente o equipamento na posição desejada. Além de melhorar a eficiência, eles podem ajudar a reduzir a fadiga e as lesões dos técnicos em radiologia.

Caso não tenha certeza se sua equipe está usando todas essas ferramentas de economia de tempo, peça ao seu fornecedor de equipamentos de imagem que realize um treinamento de atualização sobre as configurações padrão e outros recursos de economia de tempo.

Enfermeira examinando uma criança com o sistema DRX Evolution Plus
Ter uma interface de usuário consistente para sistemas de imagem móveis e / ou baseados em salas, além de reduzir o treinamento necessário, também melhora a produtividade e a facilidade de uso.

Recurso de repetição de exposição. Esse recurso é muito popular nos departamentos de Radiologia, tanto nos grandes quanto nos pequenos. Apenas pressionando um simples botão, o técnico em radiologia pode criar rapidamente uma visualização duplicada, usando a mesma técnica e configurações de grade. Isso poupa o técnico de várias etapas que seriam necessárias para adicionar uma visualização. Antes de realizar a repetição de captura, o técnico tem a opção de ajustar os fatores de exposição conforme necessário para produzir o resultado desejado.

Tomossíntese digital. Se você realizar exames de tomografia linear, a tomossíntese digital (TD) pode ajudar a simplificar seu fluxo de trabalho e reduzir o tempo do exame. A tecnologia de TD da Carestream usa uma única varredura de exposições a raios X e simplifica o fluxo de trabalho do operador ao separar o processo de aquisição de exposição de TD da formação do volume da imagem. Como resultado, diversas projeções são obtidas durante uma única varredura de TD. O tempo de exame é drasticamente reduzido com a TD em relação à tomografia linear, eliminando o processo de tentativa e erro do operador para localizar a região de interesse anatômica. A tecnologia de TD da Carestream é uma opção atualizável no sistema DRX-Evolution Plus.

A padronização de equipamentos aumenta a produtividade e facilita o uso

Padronização de equipamentos. Muitas vezes, os técnicos em radiologia usam diferentes equipamentos dentro de um centro de imagens ou rede de centros. Oferecer uma interface de usuário uniforme para sistemas de imagens móveis e/ou fixos em salas não apenas reduz o treinamento necessário, como também aumenta a produtividade e a facilidade de uso.

No OSF Saint Francis Medical Center, a padronização dos equipamentos médicos da Carestream torna o fluxo de trabalho das imagens de raios X mais eficiente, afirma Lisa A. Stevens, gerente de Diagnóstico em Radiologia, Ultrassom e Informática. “Nossos técnicos estão muito confortáveis com os equipamentos. Eles podem trabalhar facilmente no pronto-socorro, na UTI neonatal e no andar geral, bem como em qualquer um dos centros.”

Peça ao seu fornecedor de equipamentos de imagem um treinamento de atualização para seus técnicos de radiologia.

Rafael Hernandez concorda.“Ter uma interface de usuário uniforme em nossos raios X móveis e sistemas de imagens fixos em salas aumenta a produtividade e a facilidade de uso. Também temos os mesmos sistemas de imagem em outros dois hospitais afiliados. Isso nos permite transferir técnicos de um hospital para outro sem a necessidade de treinamento adicional”, explica.

A integração melhora o fluxo de trabalho das imagens de raios X

Além de aproveitar ao máximo os recursos disponíveis no seu dispositivo de aquisição, há ganhos de eficiência ao integrar sua captura de imagem a outros sistemas.

Integração com o RIS. A integração com o seu RIS permite que uma lista de atividades da modalidade seja automaticamente consultada e apresentada no console de captura. O técnico em radiologia pode simplesmente escolher o procedimento a ser realizado na lista. Se o código do procedimento já tiver sido mapeado, cria-se automaticamente o procedimento e as visualizações padrões associadas. Isso reduz significativamente o tempo e o erro que podem ocorrer com a criação manual do procedimento e a inserção de todas as informações do paciente.

ilustração de dados de um tablet com monitores de saúde e imagem do peito exibida.
Obtenha eficiência significativa integrando a captura de imagem com outros sistemas.

Integração com o PACS. A integração com o PACS pode permitir que um técnico em radiologia visualize exames anteriores e depois copie essas configurações para o novo exame. Ou eles podem otimizar sua técnica com base em um exame anterior. Copiar as configurações técnicas de exames anteriores pode economizar muito tempo, especialmente para pacientes mais complexos.

Acesso ao RIS e ao PACS. Ter acesso a seu RIS e PACS a partir do sistema portátil não só fornece informações que normalmente não estão disponíveis quando se muda de uma sala para outra, mas também pode otimizar o fluxo de trabalho do técnico em radiologia. Quando um técnico em radiologia precisa de mais informações sobre o paciente, ele pode acessá-las diretamente no sistema portátil, em vez de retornar ao departamento. Além disso, esse acesso permite que o técnico em radiologia atualize o estado (por exemplo, concluir o estudo) no andar em que está, o que pode ser especialmente útil quando o MPPS não é utilizado.

Integração com protocolos padronizados. A utilização de protocolos padronizados, como o DICOM, em conformidade com os perfis de integração da IHE (Integrating the Healthcare Enterprise), permite uma interoperabilidade otimizada entre diferentes sistemas de fornecedores. Isso é importante principalmente para a integração de modalidades, RIS e PACS, pois esses três sistemas fornecem a estrutura da maioria dos centros de imagem.

Melhoria da eficiência no departamento de Radiologia abre caminho para o aumento da demanda

Algumas dessas técnicas de economia de tempo podem parecer insignificantes. No entanto, economias de tempo pequenas podem fazer uma grande diferença no final. E serão ainda mais importantes para atender às demandas cada vez maiores dos departamentos de Imagem.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a proporção da população global acima de 60 anos de idade aumentará de 12% para 22% entre 2015 e 2050. Além disso, os relatórios da organização afirmam que “o uso efetivo de equipamentos de imagens médicas serão necessários para fornecer atendimento de alta qualidade aos pacientes”. (1) Da mesma forma, Stuart Clark, diretor da Advisory Board Company, disse à Imaging Technology News (ITN) que ele espera um aumento de 6% em radiografias nos próximos 5 anos. (2)

Espero que tenha visto sugestões úteis nesta recapitulação dos recursos de produtividade disponíveis para captura de imagens. Ao aplicar as técnicas ideais à geração de imagens e ao fluxo de trabalho, o seu departamento não apenas será mais eficiente, como também poderá minimizar a necessidade de refazer exames e a exposição à radiação. Igualmente importante, o aproveitamento dos recursos de automação libera seus técnicos em radiologia para gastar menos tempo trabalhando no equipamento e mais tempo interagindo com os pacientes.

#imagemcentradanopaciente #radiologiadeassistênciaaopaciente #produtividaderadiológica #portuguese

Ron Muscosky é gerente de Linha de Produtos da Carestream Health. Ele conta com mais de 30 anos de experiência em assistência médica/imagens médicas.

Referências:
  1. Markit IHS
  2. ITN Online

POST A COMMENT

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.