A aquisição de imagens móvel foi um feito heroico para este pequeno hospital localizado na região central do estado de Nova York, tanto durante quanto após o pico da COVID-19

Reading Time: 10 minutes read

A arrojada equipe de aquisição de imagens do Oswego Hospital maximizou a utilização do sistema móvel de aquisição de imagens CARESTREAM DRX-Revolution para atender os pacientes.

Table of contents

O Oswego Hospital, que integra o grupo Oswego Health na região central do estado de Nova York, é um pequeno hospital comunitário sem fins lucrativos com 164 leitos. Foi fundado em 1881 para atender a todos os moradores, independentemente da faixa de renda ou de outros fatores. Atualmente, o Oswego Hospital presta atendimento em medicina intensiva, emergência, cirurgia, maternidade e comportamento. Não há dúvida que a aquisição de imagens médicas desempenha um papel importante na prestação desses atendimentos.

O hospital utiliza diferentes soluções de aquisição de imagens da Carestream desde 2016, inclusive o sistema móvel de raios X CARESTREAM DRX-Revolution. O hospital havia procurado uma solução de radiologia total durante a transição da tecnologia CR para DR e considerou que, como um todo, a Carestream era a melhor escolha.

“A Carestream é nossa solução geral de raios X. Sempre começamos com o que temos no momento e, quando precisamos de algo, entramos em contato com a Carestream para verificar se há uma solução”, afirmou Megan McManus, gerente de aquisição de imagens médicas do Oswego Hospital.

O DRX-Revolution da Carestream foi capaz de criar exames seguros para pacientes e funcionários durante o covid.
A arrojada equipe de aquisição de imagens do Oswego Hospital maximizou a utilização do sistema móvel de aquisição de imagens CARESTREAM DRX-Revolution para atender os pacientes.

No início, os técnicos em radiologia do Oswego Hospital utilizavam o DRX-Revolution principalmente para realizar raios X do tórax e de outras regiões no próprio leito de pacientes muito doentes ou debilitados para serem deslocados, mas a loucura da COVID-19 rapidamente ampliou a forma de utilização do DRX-Revolution.

Os diversos desafios da COVID

O Oswego Hospital, como tantos outros hospitais nos Estados Unidos, recebeu um grande volume de pacientes durante o pico das ondas de COVID-19. O hospital acolheu muitos pacientes e, a certa altura, 80% dos pacientes internados estavam infectados pelo vírus.

Em decorrência das taxas elevadas de transmissão e da necessidade de preservar a segurança dos pacientes e das equipes, o hospital estava muito preocupado com o deslocamento dos pacientes pelas instalações para realizar exames de aquisição de imagens. Alguns dos pacientes eram idosos e estavam muito doentes, tornando o deslocamento ainda mais difícil e desconfortável. O deslocamento dos pacientes também exigia a utilização de diversos equipamentos de proteção individual (EPIs) cuja oferta era escassa no início da pandemia no estado de Nova York. Membros da equipe clínica, inclusive técnicos em radiologia, se empenharam ao máximo para proteger a si mesmos e seus pacientes em todos os setores do hospital e para ajudar a conter a disseminação do vírus, enquanto controlavam a utilização dos EPIs.

“Durante o pico da Covid, como um técnico faz para deslocar um paciente e realizar a aquisição de imagens? Não é só o EPI, é o tempo”, explicou David Ruel, diretor sênior de Serviços Auxiliares da Oswego Health. “O DRX-Revolution foi a solução. Como é uma sala de raios X sobre rodas, os técnicos puderam transportar apenas o dispositivo portátil, dispensando o deslocamento do paciente pelas instalações.”

A imagem móvel tornou-se a melhor maneira de acessar os pacientes, mantendo-se em dia com as normas de segurança.
Realizar a aquisição de imagens no próprio quarto onde os pacientes estão internados ajuda a reduzir a disseminação de infecções.

Além disso, inúmeros desafios atrasaram a substituição dos equipamentos de uma sala de aquisição de imagens DR do Oswego Hospital.

A engenhosa equipe de radiologia do Oswego Hospital percebeu que poderia resolver muitos dos desafios ao ampliar a utilização do ágil sistema móvel de aquisição de imagens DRX-Revolution.

Redução da exposição

A unidade móvel da Carestream permitiu que o departamento de aquisição de imagens do Oswego Hospital mantivesse pacientes potencialmente infectados em seus leitos. Isso minimizou a exigência de deslocá-los pelo hospital até a Radiologia, reduzindo a exposição desnecessária de outros colaboradores e pacientes à COVID-19. Todos os dias, a equipe realizava raios X de tórax frequentes no leito de cada paciente infectado por COVID.

“A aquisição de imagens no leito reduz os riscos de segurança”, explica o Ruel. “Não apenas riscos de segurança para o paciente, mas também riscos de segurança para a equipe. Havendo qualidade na imagem, a aquisição de imagens no leito é a opção recomendada. E com o DRX-Revolution, a qualidade da imagem sempre está presente.”

Especialmente durante os picos do vírus, o DRX-Revolution ajudou o Oswego Hospital a preservar os escassos suprimentos de EPI e a reduzir o número de colaboradores exigidos no quarto dos pacientes.

Os técnicos em radiologia não apenas consideraram o DRX-Revolution rápido de aprender e fácil de utilizar, mas também encontraram maneiras criativas de realizar raios X e obter exames de alta qualidade através de barreiras transparentes para proteger a si mesmos e seus pacientes. Independentemente de onde ou como os raios X eram realizados pela equipe de aquisição de imagens, os radiologistas ficaram bastante impressionados com a qualidade das imagens fornecidas pelo DRX-Revolution.

“É muito mais fácil e melhor realizar a aquisição de imagens no leito do que deslocar as pessoas”, enfatizou John Nelson, técnico em radiologia. “Além disso, os pacientes gostam de permanecer no leito. A mesa dura de raios X pode ser desconfortável.”

Simplificação do fluxo de trabalho

Somente em 2021, a equipe do Oswego Hospital realizou 5.500 raios X utilizando o DRX-Revolution. Os recursos simples e intuitivos do fluxo de trabalho da unidade móvel, juntamente com a interface universal do software que a Carestream utiliza em seus equipamentos de aquisição de imagens, tornaram o treinamento multidisciplinar rápido e fácil. O leitor de códigos de barras dos pacientes e o scanner de crachás dos colaboradores também ajudaram a minimizar os riscos de segurança e a agilizar o fluxo de trabalho dos técnicos em radiologia.

“A Carestream realmente projetou o DRX-Revolution pensando no técnico”, explicou Ruel. “O detector está sempre carregado e a unidade conta com um ótimo design. Foi fácil cadastrar os técnicos, pois a leitura dos crachás é um diferencial do DRX-Revolution. Assim que recebemos o sistema, começamos a utilizar o leitor de crachás e não precisamos mais lembrar o login. E, com o scanner de códigos de barras na parte frontal, zeramos os erros administrativos. Os técnicos podem se deslocar entre as unidades do hospital, efetuar login e começar a utilizar o sistema sem a necessidade de aprender sobre o funcionamento de um novo dispositivo. A equipe quer mais um DRX-Revolution.”

O DRX-Revolution tem ajudado radiologistas e técnicos rad com mais acessibilidade aos pacientes
Os recursos especialmente projetados do DRX-Revolution ajudam a acelerar o fluxo de trabalho dos técnicos em radiologia.

“É possível realizar a aquisição de imagens de três pacientes com o sistema portátil em dez minutos”, acrescentou Nelson. “São os pequenos recursos criteriosamente projetados do Revolution que ajudam os técnicos. Há, inclusive, um suporte para materiais no qual você pode colocar fita, lenços e marcadores. São diversos detalhes que fazem a diferença e tudo o que estivesse à mão para agilizar o processo e desempenhá-lo com mais segurança era de extrema importância, principalmente durante o pico da Covid”.

Solução de lacunas na aquisição de imagens DR

Quando a substituição da sala de DR atrasou, a equipe do Oswego Hospital apresentou uma solução provisória e criativa com base na experiência proporcionada pelo DRX-Revolution. Durante o auge da pandemia, a perspicaz equipe de aquisição de imagens do Oswego Hospital percebeu que poderia utilizar o sistema móvel para realizar raios X que normalmente seriam obtidos na sala de radiologia, sem perda perceptível na qualidade da imagem. Após os picos de COVID, a equipe transferiu a unidade móvel da Carestream para a sala de DR e a utilizou por quase três meses até que o novo equipamento da sala de DR fosse instalado. A equipe observou que a cabeça do tubo do DRX-Revolution era mais flexível do que a cabeça do tubo da sala de raios X antiga.

Quando utilizamos o DRX-Revolution pela primeira vez, realizamos principalmente raios X de tórax, mas nossos técnicos foram criativos e se mantiveram em segurança obtendo a mesma qualidade das imagens de raios X que estão habituados a verificar com o equipamento de nossa sala”, afirma McManus. “Agora, eles estão bastante acostumados com o sistema portátil e não considero que ele apresente qualquer limitação em comparação a estrutura de uma sala. E nossos radiologistas não observam nenhuma diferença quando examinam os raios X realizados com o equipamento móvel em comparação com a sala de raios X. Às vezes, inclusive, o utilizamos na sala de cirurgia.”

“Agora, se uma fluoroscopia estiver sendo realizada, podemos utilizar o sistema DRX-Revolution no pronto-socorro, com o qual contamos enquanto a nova sala de DR estava sendo instalada”, acrescentou Nelson. “Em suma, o DRX-Revolution serviu a um grande propósito. Foi uma verdadeira mão na roda.”

Treinamento com facilidade

Durante a COVID, a Oswego Health contratou novos técnicos em radiologia e teve que treinar a equipe com a qual já contava nas modalidades de aquisição de imagens. Os recursos intuitivos do DRX-Revolution e o design eficiente pensado para o fluxo de trabalho facilitaram o treinamento dos novos usuários, permitindo que o hospital mantivesse excelentes taxas de atendimento dos pacientes.

A DRX-Revolution tornou-se a sala de raios-X transportável.
Realizar a aquisição de imagens diretamente no leito é mais confortável para os pacientes em comparação com o deslocamento até uma sala de raios X.

“Durante a COVID, integramos novos técnicos em radiologia e tivemos que realizar o treinamento multidisciplinar da equipe que tradicionalmente atua em CT (tomografia computadorizada) ou RM para retomar os raios X. Fazia dez anos que uma colaboradora que não realizava raios X. Mostramos como utilizar o DRX-Revolution durante cerca de uma hora e ela já estava preparada para começar. Sem quaisquer problemas”, afirmou McManus.

“O tubo em si do DRX-Revolution é ótimo”, acrescentou Nelson. “Ele se desloca extremamente bem e com bastante facilidade. Você consegue entrar em espaços apertados com ele. A grade do Revolution é mais versátil. Além disso, o software é universal. Todos os dispositivos da Carestream seguem a mesma lógica. Se você conhece um, conhece todos.”

No conjunto da obra, o DRX-Revolution mostrou-se uma solução completa. Juntamente com a arrojada equipe do Oswego Hospital, o sistema móvel superou os desafios enfrentados antes, durante e após o pico da pandemia.

“Temos tido uma boa experiência com a Carestream”, resumiu Ruel. “Eles se dispuseram a analisar nosso fluxo de trabalho e o que estamos realizando para nos ajudar a aprimorar os processos. Confiamos na Carestream como nossa solução de raios X e estamos sempre verificando o que mais podemos fazer com a Carestream.”

Katie Kilfoyle Remis é editora do Everything Rad e gerente de mídia digital global e relações públicas da Carestream Health. Envie suas ideias para publicações futuras através do e-mail katie.remis@carestream.com.

POST A COMMENT

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.