As melhores Apps de Radiologia em 2018

Reading Time: 4 minutes read

Existem muitos velhos amigos e novas habilidades na lista das melhores apps de radiologia em 2018. Tanto para iOS (com mais de 2.2 milhões de apps) como para o Android (com mais de 2.8 milhões de apps) algumas das aplicações antigas seguem figurando entre as mais populares atualmente.

Um retrato da tela home do iPhone com os apps da radiologia downloaded.

Encontre todos esses aplicativos de Radiologia na App Store e Google Play.

Apps para estudantes, técnicos e educadores de radiologia

Existem muitas aplicações desenhadas para ajudar aos especialistas em radiologia. Uma das mais atrativas, pelo menos graficamente, é K-space Odyssey, uma app que ajuda aos usuários a entender alguns dos conceitos e variações na MRI. Sua plataforma interativa permite aplicar filtros de passagem alto e baixo, um filtro de dispersão e artefatos de movimento. Também pode variar o tamanho do Voxel e aplicar outros efeitos não só nas imagens ministradas, mas também em suas próprias imagens importadas. É educativo, fácil e divertido de usar.

A aplicação UBC radiology está baseada no plano de estudos e graduação de radiologia na Universidade da Columbia Britânica (UBC). Esta aplicação servirá como uma introdução à radiologia, assim como um repasse para os estudantes. Desafiará-o a decidir a modalidade apropriada para escolher (tomografía computadorizada, ressonância magnética, radiografia ou ultrassom) ou inclusive a não tomar imagens. Além disso, oferece uma visão dos enfoques, a percepção pré-clínica e exemplos com imagens para o estudo e a análise.

Aplicações para referidos e assistentes que facilitam a consulta

Eastern Virginia Medical School desenvolveu uma aplicação para ajudar a “Otimizar o serviço de consulta de radiologia na era digital” (1). Esta aplicação para dispositivos Android e Apple ficou a disposição de todos os residentes e assistentes da instituição, e incluiu assistência desenhada para ajudar aos técnicos e clínicos com pedidos apropriados de estudos de imagens, administração de contraste, programação e notificações de mudança de horário, e publicações de diferentes conferencias do departamento. Os médicos que utilizaram a aplicação informaram uma experiência extremamente positiva. Radiology Business comentou: “Agora que esta aplicação protótipo foi bem-sucedida, está em investigação uma plataforma mais sofisticada para adaptar melhor às necessidades de nosso departamento e continuar oferecendo valor através de nosso serviço de consulta”.

Aplicações para segurança

Uma aplicação de segurança útil é Dr. Emanuel Kanal’s MR Safety Implant Risk Assessment. Esta aplicação complementa o treinamento de segurança do Método Kanal. Seu foco de lista de verificação será um repasse para aqueles que completaram um curso, e útil para aqueles que não seguiram a certificação de segurança MR formal. Está desenhado para aqueles que escaneiam pacientes com implante ou dispositivos. Também foi catalogado como uma das melhores aplicações em 2017.

Para ajudar aos radiologistas e técnicos a minimizar a Fibrosis nefrogénica renal (NSF) e a Neuropatía induzida por contraste, a aplicação Contrast Medeia: NSF vs. CIN é útil para avaliar os riscos e benefícios ao escolher o agente de contraste mais seguro para pacientes com insuficiência renal. Esta aplicação foi semifinalista na App Móvel de Radiologia Best of Aunt Minnie’s 2016 e uma das principais aplicações do Diagnostic Imaging’s Top Apps for Radiology 2017.

Uma imagem do aplicativo RAD aberto

O EVMS RAD app fornece acesso simples a protocolos, horários e informações de contato para residentes e atendentes para facilitar a consulta.

Aplicações para médicos

Duas aplicações que são úteis para os médicos hoje em dia tanto como foram em 2015 são Epocrates para informação sobre medicamentos e Medscape para estar em dia com as notícias médicas. Mas há outras aplicações de radiologia notáveis que estão crescendo em uso e aceitação. Mais de meio milhão de médicos se comunicam com outros profissionais médicos utilizando aplicações como Doximity, e mais de um milhão de profissionais médicos compartilham imagens médicas e solicitam comentários de outros colegas de trabalho sobre casos extraordinários, utilizando a aplicação. Figure 1- Medical Case. Estas aplicações fomentam o intercâmbio de imagens, a colaboração e a comunidade entre os médicos.

Aplicações para que os médicos utilizem com os pacientes

RadiDoc é uma aplicação que ajuda a colocar a dose de radiação em perspectiva. Segundo a informação proporcionada pelo paciente, oferece um número de dose médio para muitos estudos comuns e compara essa dose com atividades que provavelmente lhe resultem familiares. Por exemplo, uma radiografia de tórax com uma dose de 0,1 mSv se identifica como uma dose baixa equivalente a “0,4 meses de radiação de fundo natural de fontes como o sol e a terra”.

As aplicações de Realidade Virtual (VR) também são uma tendência atual. Permitem que um técnico ou radiologista desmistifique uma experiência aterradora mostrando-a em uma vista realista de 360 °. O King’s College Hospital de Londres criou a aplicação My MRI at King’s “para meninos e seus pais, para ajudar a aliviar o temor de assistir a uma ressonância magnética”.

Finalmente, nenhum artigo sobre aplicações em 2018 estaria completo sem mencionar a aplicação Google Translate, que pode ajudar aos médicos a superar as barreiras de idioma com a tradução bidirecional foto instantânea em 32 idiomas entre pacientes e médicos.

Que uso você dá às aplicações? Utiliza alguma aplicação que não mencionamos aqui e que queira recomendar? Por favor nos deixe saber seus comentários para edições futuras a respeito de aplicações de radiologia. #radiology #radapps #radiologyapps

  • Retrouvey, Michele, et al. “Streamlining the Radiology Consultation Service in the Digital Era.”Journal of the American College of Radiology, vol. 14, no. 11, Nov. 2017, doi:10.1016/j.jacr.2017.07.022.
  • Rahmani, George, and Peter A McCarthy. “The Use of Mobile Apps by Radiology Journals.” Journal of Digital Imaging, vol. 30, no. 5, Oct. 2017.

Robert Dostie é Diretor Executivo Senior de marketing e vendas na Carestream Health. Conta com mais de 15 anos na Indústria da saúde, assim como ampla experiência em tecnologias da informação e em engenharia e manufatura.

POST A COMMENT

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.