Divulgação Pública na Radiologia

Reading Time: 6 minutes read

Seis recomendações para promover a notificação de incidentes de segurança na radiologia.

Por Louise Rainford, professora e diretora associada de radiografia da UCD Dublin.

Erros acontecem na radiologia, assim como acontecem em todas as profissões. Alguns incidentes de segurança acarretam consequências sérias; outros, não. Aliás, a maioria dos incidentes normalmente é administrada no próprio local onde ocorre e com bastante rapidez. Independentemente do eventual impacto, os incidentes de segurança na radiologia devem ser notificados. Além dos requisitos legais óbvios e do bem-estar dos pacientes, que é prioridade para os profissionais da área, a notificação de incidentes de segurança de menor relevância fornece aos administradores informações para aprimorar os processos, o que pode beneficiar tanto os pacientes quanto a equipe.

Independentemente do eventual impacto, os incidentes de segurança na radiologia devem ser notificados.

Diferentes países e, talvez, diferentes estados e regiões dispõem de regulamentações próprias sobre divulgação pública que devem ser cumpridas. O objetivo desta publicação não é definir os requisitos para a notificação de incidentes de segurança, mas, sim, incentivar e desafiar os diretores de aquisição de imagens na radiologia a repensar a cultura e a conscientização sobre a notificação em seus departamentos. Todos os membros de sua equipe sabem quais tipos de incidentes devem notificar? Os processos de notificação são amplamente conhecidos? Como os técnicos em radiologia são tratados quando admitem que cometeram um erro? E a equipe clínica é tratada da mesma maneira em todas as áreas quando comete erros?

A promoção de uma cultura franca de “não culpabilização” incentiva a notificação mais ampla de incidentes de segurança. Como consequência, os administradores obtêm acesso a informações importantes para implementar melhorias nos processos ou, talvez, identificar onde há necessidade de treinamento adicional, prevenindo que incidentes “sem danos” se tornem incidentes que acarretam lesões.

Tipos de incidentes de segurança na radiologia

Apesar de todos os esforços envidados por uma instituição, incidentes de segurança acontecem na radiologia e, em geral, se enquadram em uma das três categorias:

  • Causou lesão ou dano não intencional ou imprevisto.
  • Não causou danos ou lesões, mas o paciente foi submetido a risco.
  • Lesão ou dano não intencional ou imprevisto foi “evitado por intervenção oportuna ou pelo acaso”, mas, se não tivesse sido evitado, haveria risco.

Ou seja: incidentes com dano, incidentes sem dano e quase acidentes.

Incidentes de menor relevância ocorrem todos os dias, normalmente devido a erros humanos simples que, com frequência, são cometidos por motivo de cansaço ou sobrecarga de trabalho. Esses incidentes de menor relevância podem ser simplesmente a data de nascimento incorreta de um paciente ou a grafia incorreta do nome nos registros. E tais erros poderão acarretar o extravio do exame de imagem.

Às vezes, um médico solicita inadvertidamente um exame incorreto; por exemplo, ele solicita a aquisição de imagens da perna direita quando, na verdade, seria da perna esquerda. Marcadores incorretos podem resultar na necessidade de refazer o exame e de expor o paciente mais uma vez à radiação. 

Alguns incidentes de segurança não estão relacionados à radiação em si.Um paciente poderá escorregar e cair na sala de exames; um técnico em radiologia poderá tocar ou “bater” inadvertidamente no paciente com o equipamento. Além disso, comportamentos agressivos e inapropriados por parte dos pacientes são corriqueiros nos departamentos de trauma e de emergência.

Seis etapas para promover a divulgação pública de incidentes de segurança na radiologia

Nem todos os incidentes precisam ser notificados; a notificação depende das regulamentações específicas de seu país. Na Irlanda, incidentes com dano ou suspeita de dano sempre devem ser divulgados. Os “quase acidentes” geralmente não exigem divulgação ao paciente. Porém, novamente, se você não registrar os dados de todos os incidentes de segurança, estará perdendo uma oportunidade de implementar melhorias no fluxo de trabalho da radiologia.

Com base em minha pesquisa nessa área, apresento estas seis recomendações para promover a divulgação pública.

1) Admita que erros acontecerão e converse com sua equipe de radiologia a respeito. Incentive-a a notificar até mesmo incidentes de segurança de menor relevância, inclusive incidentes “sem dano”, visando a aprimorar os processos e prevenir incidentes futuros.

2) Revise periodicamente o processo de notificação de incidentes de segurança com os técnicos em radiologia. Eles sabem quem contatar? Eles sabem quais formulários preencher? Eles compreendem que, como profissionais da saúde, também são obrigados a notificar os incidentes de segurança que observam?

3) Revise quem é o responsável pela etapa de notificação de incidentes. Os departamentos de radiologia são dinâmicos e complexos, e a responsabilidade de notificar um incidente poderá variar. Por exemplo, dependendo do procedimento que está sendo realizado, há mudanças nas equipes e nos líderes clínicos. Às vezes, o radiologista está no comando; em outras ocasiões, poderá ser o cardiologista. Em algumas instituições, o técnico em radiologia sempre é considerado o “responsável pela sala”. Certifique-se de que os técnicos em radiologia e outros profissionais da saúde compreendam quem deve notificar um incidente quando ocorrer e que eles se sintam à vontade para perguntar quando não tiverem certeza.

4) Estabeleça e coloque em prática uma cultura de “não culpabilização”. Uma série de publicações corrobora o seguinte: os colaboradores que se sentem respaldados ao cometer erros têm maior probabilidade de notificar tais erros e assumir a responsabilidade por eles. Se não houver um ambiente de respaldo, os erros poderão ser omitidos. No Reino Unido, um técnico em radiologia utilizou a exposição errada com um paciente e, em vez de notificar o erro, escondeu o filme. Um estudo conduzido com 208 profissionais de ressonância magnética na Dinamarca, em 2019, constatou que 25% dos entrevistados estiveram envolvidos em um incidente de segurança que não foi notificado. (1)

5) Observe com atenção se os técnicos em radiologia recebem a mesma consideração e o mesmo tratamento quando cometem erros que as equipes de outras áreas. Já vi técnicos em radiologia sendo tratados com maior rigor do que médicos ou radiologistas quando cometeram erros. Converse francamente em seu ambiente clínico sobre a eventualidade de erros acontecerem. Incentive os profissionais de todas as áreas a apoiar uns aos outros quando incidentes de segurança ocorrerem. A divulgação pública exige que todas as áreas de saúde trabalhem juntas com o objetivo de melhorar a segurança do paciente e estabelecer confiança em sua instituição.

6) Revise periodicamente os incidentes de segurança notificados, buscando oportunidades para aprimorar seus processos e preencher lacunas de treinamento.

Espero que essas seis recomendações sejam úteis. Acredito que a divulgação pública deve ser prioridade máxima na radiologia e que sua equipe deve se sentir respaldada quando admitir que cometeu um erro.

A professora Louise Rainford é diretora associada de radiografia e chefe do departamento de radiografia e aquisição de imagens diagnósticas da UCD Dublin. Ela discutiu o papel dos técnicos em radiologia na divulgação pública ao se apresentar no Congresso Europeu de Radiologia (European Congress of Radiology, ECR) de 2022.

Referência:

1 Incident Reporting and Level of MR Safety: A Danish National Study; Blankholm, Hansson (2019)

POST A COMMENT

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.