Aplicações e avanços na aquisição de imagens fluoroscópicas

Reading Time: 9 minutes read

Últimas tendências e diretrizes para escolher um sistema para a sala de fluoroscopia.

Table of contents

A fluoroscopia é, há muitos anos, uma modalidade fundamental de aquisição de imagens e suas aplicações, bem como sua utilização, devem ser ampliadas.

Nesta publicação, apresentarei uma visão geral do seguinte:

  • Expansão nas aplicações para a fluoroscopia;
  • Inovações mais recentes, inclusive dose reduzida e acessibilidade facilitada para posicionar os pacientes;
  • Considerações para selecionar o equipamento de aquisição de imagens fluoroscópicas.

Aplicações em aquisição de imagens fluoroscópicas

A fluoroscopia é a modalidade preferencial quando os profissionais precisam de acesso à aquisição de imagens móvel para examinar determinados órgãos, como ocorre em procedimentos gastrointestinais, urinários, pulmonares ou vasculares. Ela também é utilizada para orientar os cirurgiões em procedimentos específicos que exigem a localização simultânea de agulhas, colocação de cateteres ou stents, rastreamento de bolus ou simplesmente para identificar a área de intervenção em tempo real. Além disso, exames da ortopedia que requerem movimentos simples podem utilizar fluoroscopia.

A demanda por equipamentos de aquisição de imagens fluoroscópicas deve aumentar a uma taxa de crescimento anual composta (TCAC) de 4,8% até 2025, de acordo com a Research and Markets (1). O instituto de pesquisa atribui essa expectativa de crescimento à sua capacidade exclusiva de aquisição de imagens, além do aumento da população geriátrica, da crescente prevalência de doenças crônicas e de sua utilização no controle da dor.

Segundo Phyllis Briaud, que possui formação em MBA, é administradora certificada em radiologia (Certified Radiology Administrator, CRA) e tecnóloga registrada (Registered Technologist, RT) em radiologia com especialização em CT (tomografia computadorizada)(QM), atuando como diretora de serviços de aquisição de imagens, nosso sistema de fluoroscopia DRX-Excel Plus desempenha um papel fundamental no Houston Healthcare, localizado em Warner Robins, Geórgia, EUA. “Utilizamos a fluoroscopia para diagnosticar doenças, avaliar o pré e pós-operatório de cirurgias gastrointestinais e avaliar visualmente o trato gastrointestinal, bem como para análises das articulações, mielogramas, colocações de cateteres vasculares e exames com contraste.”

O sistema DRX-Excel plus fluoroscopia pode ajudar os profissionais de saúde identificando inúmeras doenças.
A demanda por aquisição de imagens fluoroscópicas deve se intensificar em virtude do aumento da população geriátrica, da crescente prevalência de doenças crônicas e de sua utilização no controle da dor.

O Prairie Lakes Healthcare System em Watertown, Dakota do Sul, EUA, também utiliza o sistema de fluoroscopia DRX-Excel Plus. Sua lista de exames de aquisição de imagens é extensa: deglutições de bário modificado, exames com ingestão de pão e marshmallow, trato gastrointestinal superior (upper gastrintestinal, UGI), intestino delgado, visualização em tempo real para remoção do esôfago e intestinos, esofograma, BE, orientação precisa para substituição de tubo de nefrostomia, colocação adequada de contraste para exames de artrograma, mileograma e exames de port-a-cath, de acordo com Bryan Beckedahl, que é tecnólogo registrado (Registered Technologist, RT) em radiologia e em especialidade vascular (Registered Vascular Technologist, RVT), possui certificação em sonografia médica diagnóstica (Registered Diagnostic Medical Sonographer, RDMS) e em sonografia cardíaca diagnóstica (Registered Diagnostic Cardiac Sonographer, RDCS), atuando como diretor de radiologia.

A fluoroscopia conta com a vantagem de “permitir que enxerguemos a fisiologia do paciente para determinar se ele está aspirando. Ela nos possibilita observar a ação da mastigação, determinar qual consistência alimentar é a mais segura para o paciente e testar estratégias de compensação, como limpar a garganta ou dobrar o queixo”, explicou Beckedahl.

A fluoroscopia ajuda a reduzir a carga na aquisição de imagens obtidas por CT (tomografia computadorizada)

O diagnóstico de infecções por COVID aumentou a demanda por aquisição de imagens obtidas por CT (tomografia computadorizada). Em algumas instituições, os sistemas de radiologia/fluoroscopia digital (dRF) ajudaram a reduzir o acúmulo de exames realizados por CT (tomografia computadorizada).

A fluoroscopia é uma opção que ajuda o setor de CT (tomografia computadorizada) do Houston Healthcare a lidar com o volume e o agendamento dos pacientes. Se o setor de imagem (imaging room, IR) estiver cheio, alguns dos exames poderão ser agendados com fluoroscopia em radiologia diagnóstica, explicou Briaud.

Além disso, há casos em que os radiologistas do Houston Healthcare solicitam um exame/BE do intestino delgado em vez de realizem uma CT (tomografia computadorizada) do abdome e da pelve. Isso resulta em menor dose de radiação para o paciente, além de ajudar o setor de CT (tomografia computadorizada) a lidar com o volume de pacientes. Na verdade, o exame de fluoroscopia do intestino delgado é preferível em alguns casos porque permite ao radiologista analisar as fases do contraste à medida que ele se desloca pelo intestino delgado.

Inovações mais recentes em aquisição de imagens fluoroscópicas

A inovação recente mais importante em aquisição de imagens fluoroscópicas é a redução dos níveis de dose. Eles são muito menores do que nos anos anteriores graças aos avanços na sensibilidade dos detectores de painel plano e à tecnologia de exposição a pulsos. A dose exata de radiação recebida por cada paciente pode ser monitorada por medições de produto dose-área (dose area-product, DAP). (Verificações frequentes das medidas de controle de qualidade para monitoramento de dose são altamente recomendadas.)

Briaud lembra que, muitos anos atrás, o Houston Healthcare constatou que os procedimentos realizados em uma sala de fluoroscopia mais antiga estavam excedendo o limite desejado. “Por isso, migramos a demanda da fluoroscopia de nossa unidade mais antiga para o novo sistema Excel, o que possibilitou proporcionar a todos os nossos pacientes, sem exceção, taxas de quadros mais elevadas, taxas de dose baixas e qualidade de imagem aprimorada.”

Os recursos drx-excel facilitam tanto para o radiologista quanto para o paciente durante os exames e procedimentos.
O acesso livre às mesas de fluoroscopia permite melhor posicionamento, o que pode ajudar a minimizar a necessidade de repetir exames de aquisição de imagens.

Outra maneira de reduzir a dose é minimizar a repetição dos exames de aquisição de imagens. Diversas repetições de imagens se devem a erros de posicionamento. Quando os pacientes são examinados através de CT (tomografia computadorizada) ou RM (ressonância magnética), eles permanecem inacessíveis, impossibilitando o posicionamento. O acesso livre às mesas de fluoroscopia permite melhor posicionamento. Nosso DRX-Excel Plus oferece acesso completo ao sistema a partir de todos os lados para facilitar a transferência do paciente e assegurar versatilidade ao exame. E uma câmera de vídeo embutida apresenta aos técnicos em radiologia uma transmissão ao vivo para que eles possam monitorar a posição e o estado geral do paciente durante todo o exame. O microfone do console permite que eles forneçam instruções adicionais aos pacientes ou, quando necessário, lhes transmitam confiança.

Uma última proteção importante contra a dose é oferecida aos técnicos de radiologia e radiologistas. Eles podem minimizar sua exposição à dose operando a unidade a partir de um console remoto.

Critérios para selecionar um sistema de aquisição de imagens fluoroscópicas

Como é possível observar, a aquisição de imagens fluoroscópicas possui inúmeras aplicações. E, por um terço do custo do equipamento de CT (tomografia computadorizada), sua popularidade está aumentando. Para obter o máximo retorno sobre o investimento, recomendo uma configuração dRF como nosso sistema DRX-Excel Plus. A combinação de fluoroscopia e radiologia permite realizar uma ampla gama de exames em um único sistema. Como os exames radiográficos de rotina representam a maioria dos procedimentos realizados em um departamento, a versatilidade do sistema costuma ser um fator decisivo para os hospitais quando há necessidade de investir em uma solução fluoroscópica de radiologia (F/R) geral.

Esse recurso multifuncional atraiu o Catawba Valley Medical Center, localizado em Hickory, Carolina do Norte, EUA, quando a instituição procurava um substituto para sua sala que operava exclusivamente com fluoroscopia. “Estamos utilizando a unidade de fluoroscopia Carestream Excel para realizar nossos exames diários com bário em nosso centro de imagem ambulatorial e os radiologistas relatam que as imagens produzidas pelo Excel são de excelente qualidade”, afirmou Mike Greene, tecnólogo registrado (Registered Technologist, RT) em radiologia, que atua como administrador de serviços diagnósticos.

Considere também recursos para o atendimento ao paciente e a facilidade de utilização por sua equipe de aquisição de imagens. O DRX Excel-Plus possui a menor altura mínima de mesa fixa (48 cm) do setor, favorecendo os pacientes que estão em uma cadeira de rodas. A mesa também conta com uma capacidade de 265 kg para acomodar pacientes mais pesados e permitir a movimentação nas quatro direções, facilitando o posicionamento do paciente.

Segundo Briaud, a baixa altura da mesa é uma vantagem para muitos pacientes. “Isso facilita o acesso de todos os nossos pacientes, desde cadeirantes até pessoas altas ou baixas.”

A capacidade de abaixar a mesa também reduziu a pressão sobre os técnicos que tentam posicionar e levantar pacientes bariátricos, afirmou Briaud. “Os técnicos podem acessar um paciente a partir de todos os lados da unidade de fluoroscopia para transferi-lo facilmente de uma maca, se necessário. A possibilidade de ajustar a altura da mesa reduziu o potencial de lesões dos técnicos no local de trabalho, permitindo que eles utilizem técnicas de movimentação adequadas ao posicionar e levantar os pacientes da mesa.” 

Futuras aplicações e avanços na aquisição de imagens fluoroscópicas

Há diversos desenvolvimentos que podem resultar em avanços potenciais na aquisição de imagens fluoroscópicas no futuro. Um deles é o advento da inteligência artificial aliada às inovações provenientes de detectores dinâmicos que permitirão que fabricantes como a Carestream analisem novas melhorias e sistemas capazes de, mais adiante, fornecer uma qualidade de imagem aprimorada com uma dose ainda menor.

Além disso, os avanços dos painéis planos dinâmicos, juntamente com os mais recentes recursos de computação e software 3D, podem conduzir o mercado para a modalidade da radiografia em série, como é realizada hoje com nossa solução de tomossíntese digital; e, posteriormente, para a radiografia dinâmica, em que imagens em movimento podem ser registradas para fornecer mais informações diagnósticas. Por fim, a aquisição de imagens fluoroscópicas completas com reconstrução 3D possivelmente será o destino das principais empresas, consolidando-se como área mais avançada existente.

Marco Riolfo é o gerente de marketing global de salas de radiografia digital da Carestream. Com mais de 25 anos de experiência em aquisição de imagens médicas, ele possui certificação Six Sigma Black Belt.

Referências

1 Research and Markets https://www.researchandmarkets.com/reports/5230088/fluoroscopy-equipment-market-by-product-fixed-c?utm_source=GNOM&utm_medium=PressRelease&utm_code=kx3snt&utm_campaign=1488300+-+%247.5+Billion+Fluoroscopy+Equipment+Markets%2c+2025+-+Growing+Demand+for+Data-Integrated+Imaging+Systems&utm_exec=chdo54prd

POST A COMMENT

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.