Escolha de equipamentos para a sala de raios X

Reading Time: 9 minutes read

Compreendendo os recursos que aprimoram o fluxo de trabalho clínico e a eficiência.

Equipamentos novos para a sala de raios X são um grande gasto para uma instituição de aquisição de imagens e a escolha que você fizer hoje pode afetar a sua capacidade de tirar proveito de funções amanhã.

Técnico de raio-X fornecendo raio-X usando o sistema de raio-X Carestream DRX Compass.
Quanto menos tempo um técnico de radiologia gasta se concentrando no sistema, mais tempo ele tem para se concentrar nos pacientes.

Esta publicação detalha dois aspectos importantes a serem considerados ao adquirir novos equipamentos para a sala de raios X:

  • as funções que irão ajudar você a aprimorar o fluxo de trabalho e a eficiência de seus exames por imagens; e
  • a capacidade de tirar proveito de futuros avanços na aquisição de imagens, como aplicativos de inteligência artificial na captura e automação das imagens.

Confira a publicação para saber mais.

Aprimore o fluxo de trabalho e a eficiência

Elevar a produtividade dos exames gera receita para os resultados financeiros. Igualmente importante é contar com a possibilidade de realizar um exame em menos tempo e com menos movimentos por parte do técnico em radiologia, o que pode aumentar não só a satisfação do profissional como também a do paciente. O fluxo de trabalho da aquisição de imagens é preciso e complexo, então dividi a discussão em duas seções: posicionamento do equipamento e automação e facilidade de acesso.

O posicionamento do equipamento inicia pela coluna do tubo

Como todo técnico em radiologia sabe, posicionar o equipamento é a parte mais demorada do processo de exame por imagens. Todo técnico em radiologia também sabe que a coluna do tubo suspenso é fundamental para o posicionamento.

O que isso interfere na sua seleção de equipamentos para a sala de raios X? Posicionar a coluna do tubo suspenso demora; então procure uma cabeça de tubo mais leve. Quando a cabeça do equipamento pesa menos e é mais fácil de movimentar, os técnicos em radiologia podem atuar de forma mais eficiente.

A flexibilidade da cabeça do tubo também é importante para posições pouco comuns. Nem todos os pacientes podem ser posicionados da forma ideal. Às vezes, os pacientes não compreendem as instruções. Para outros, é fisicamente impossível devido às suas lesões. Nesses casos, uma cabeça de tubo flexível favorece a criatividade dos técnicos em radiologia ao realizar o posicionamento. Da mesma forma, um equipamento de raios X que ofereça diversas configurações, como uma coluna do tubo estendida para se acomodar a pés-direitos mais altos, proporciona flexibilidade com diversos layouts de sala

A automação e a facilidade de acesso ajudam a aumentar a velocidade e a reduzir a fadiga

Os técnicos em radiologia repetem as mesmas funções inúmeras vezes ao longo do dia. Automatizar algumas dessas tarefas repetitivas e facilitar o acesso a outras são medidas que podem fazer uma grande diferença na produtividade. Eu visitei muitas instituições de aquisições de imagens e observei vários técnicos em radiologia enquanto estive na Carestream. De acordo com os técnicos, os recursos que permitem economizar tempo e que eles mais valorizam em seus equipamentos para a sala de raios X são os seguintes:

  • Travas posicionadas em locais de fácil acesso.
  • Movimento controlado por um único botão ao invés de vários.
  • Controles da cabeça do tubo semelhantes aos que constam no visor principal e que oferecem aos técnicos em radiologia uma área de trabalho secundária.
  • Visualização de imagem disponível na cabeça do tubo para que o técnico em radiologia possa conferir a imagem sem se voltar para o visor principal, permanecendo ao lado do paciente durante o exame.
  • Movimentos motorizados, como acompanhamento automático visando à identificação rápida para alinhamento do detector ou auxílio motorizado, reduzem a fadiga dos técnicos em radiologia.
  • Longas exposições para exames da coluna vertebral e realizados em pé
    • Através da aquisição de imagens longas obtidas por exposição múltipla e automática
    • Ou captura via exposição única a partir de uma grande rede de detectores
  • Posicionamentos pré-programados do tubo e do bucky, como posicionamento automático, relacionados a procedimentos específicos aceleram o fluxo de trabalho e ajudam a reduzir erros.
  • Buckys giratórios que permitem posicionar rapidamente o detector na orientação paisagem ou retrato sem a necessidade de remover o detector.
  • Botões codificados por cores na alça da cabeça do tubo que correspondem às cores nos trilhos suspensos para que os técnicos em radiologia saibam imediatamente qual botão controla qual movimento.
  • Tubo com monitoramento automático do detector no Bucky para que o técnico em radiologia precise apenas ajustar o posicionamento.
  • Suportes de parede com motorização e inclinação para facilitar o posicionamento do paciente.
  • Centralização automática para otimizar a facilidade de uso e acelerar o fluxo de trabalho.

Essa lista extensa de funções está disponível em nosso equipamento DRX-Compass a um custo acessível, bem como em nosso DRX-Evolution Plus.

DRX-Evolution Plus

É claro que as instituições de saúde são altamente complexas e muito individualizadas. Seus fluxos de trabalho e a população de pacientes podem exigir mais recursos de automação, como os disponíveis em nosso DRX-Evolution Plus. Pense, por exemplo, em pacientes com doenças ou lesões graves. Eles não podem se deslocar facilmente – nem ser deslocados – para as posições necessárias à aquisição ideal de imagens. O DRX-Evolution Plus tem uma mesa automatizada e suporte de parede móvel com trilhos que permite flexibilidade de posicionamento sem a necessidade de deslocar o paciente.

Outros recursos de automação do DRX-Evolution Plus são:

  • Motorização para facilitar exames por imagem de longa duração
  • Funções de auxílio motorizado para facilitar a movimentação manual
  • Opção de controle de movimento com cinco eixos em que um console controla todas as funções de aquisição de imagens
  • Controle remoto sem fio para acelerar o processo de aquisição de imagens

Independentemente do seu orçamento ou da sua população de pacientes, um equipamento com desenho intuitivo, além de ajudar a economizar, proporciona aos seus técnicos em radiologia mais confiança e satisfação no trabalho. Quanto menos tempo um técnico em radiologia passar se concentrando no sistema, mais tempo terá para se concentrar nos pacientes.

Tire proveito de futuros avanços na aquisição de imagens médicas

Além do hardware, você precisa considerar a função do software ao escolher equipamentos para a sua sala de raios X. Os softwares de processamento de imagens estão evoluindo consideravelmente com a utilização de algoritmos avançados e AI. Sendo assim, a sua escolha de equipamentos para a sala de raios X também precisa ser compatível com softwares avançados para tirar proveito de aplicativos inovadores de aquisição de imagens, como dual energy e tomossíntese digital.

Os rápidos avanços nos softwares podem, em pouquíssimo tempo, tornar obsoletos os equipamentos de aquisição de imagem, que são caros. Isso pode exigir que as instituições que desejam permanecer na vanguarda troquem seus equipamentos com bastante frequência, incorrendo custos com os quais poucos departamentos podem arcar neste momento de maior restrição orçamentária.

Anteriormente, eu disse que posicionar o equipamento é a parte mais demorada do processo de exame por imagens. No futuro, nós poderemos ver sistemas capazes de automatizar muitas das tarefas manuais necessárias para o posicionamento. Por exemplo, câmeras em 2D e 3D poderão acompanhar a localização e a posição do paciente para que o ajuste seja feito automaticamente. Isso será vantajoso tanto para técnicos em radiologia altamente habilidosos quanto para os menos experientes. Os avanços na automação também podem diminuir o tempo necessário para um técnico em radiologia estar em contato próximo com os pacientes para posicioná-los, o que é um grande benefício em caso de doenças infecciosas.

Seja qual for o orçamento para a sua próxima sala de raios X, evite a obsolescência tecnológica ao optar por uma tecnologia que avance com o futuro. Em outras palavras, escolha uma sala expansível que possa ser ampliada conforme as suas necessidades mudarem.

As salas com equipamentos de raios X da Carestream se baseiam em uma plataforma incrivelmente modular. Elas podem atender às suas necessidades de aquisição de imagens em qualquer ponto da evolução tecnológica que a sua instituição estiver. E também funcionam como uma plataforma para tecnologias e serviços de raios X mais modernos quando você estiver pronto. Essa estratégia pode minimizar as preocupações com a obsolescência tecnológica, estender a vida útil dos seus equipamentos existentes e permitir que você tire proveito dos seus investimentos atuais.

Conclusão

Como você pode ver, há muito o que considerar ao escolher uma sala de raios X para a sua instituição. Em resumo, há quatro diretrizes básicas:

Procure uma sala que irá aprimorar o seu fluxo de trabalho e a sua eficiência, além de trazer um retorno mais rápido ao seu investimento. Assegure-se de incluir seus técnicos em radiologia na avaliação de sistemas para salas de raios X. Eles compreendem seus fluxos de trabalho clínicos e ergonômicos melhor do que ninguém.

Considere recursos que estendam a utilidade da sua sala. Por exemplo, um suporte de parede permitirá a aquisição de imagens de pacientes em macas, sem a necessidade de deslocá-los para uma mesa.

Explore as opções da Carestream para equipamentos de sala de raios-X.

Escolha uma sala que permita tirar proveito de recursos futuros, como automação, inteligência artificial ou aplicativos avançados. Você não pode ficar de fora dos futuros avanços na aquisição de imagens.

E sempre mantenha o foco voltado para aprimorar seus fluxos de trabalho clínicos e ergonômicos. Avanços tecnológicos e novos recursos na aquisição de imagens farão a diferença apenas se puderem entregar melhorias significativas no fluxo de trabalho, na eficiência e no atendimento ao paciente.

#saladeraiosX #evolutionplus #compass

Saber mais:

A Boa Escolha de Equipamentos de Radiologia Começa Com a Compreensao dos Fluxos de Trabalho

Foto de Steve Romocki.

Steve Romocki é gerente mundial da linha de produtos para sistemas de radiologia da Carestream Health. Ele tem mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de dispositivos de imagens médicas, desde a exposição e captura até o processamento e entrega de imagens.

ícone de Whatsapp

POST A COMMENT

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.