A BOA ESCOLHA DE EQUIPAMENTOS DE RADIOLOGIA COMEÇA COM A COMPREENSÃO DOS FLUXOS DE TRABALHO

Reading Time: 4 minutes read

Nove perguntas a responder antes de pesquisar o equipamento.

A seleção de equipamentos de radiologia para salas de imagens está entre as decisões mais importantes que um hospital ou unidade de imagens precisa tomar. A escolha do produto de imagem mais adequado a seu fluxo de trabalho e necessidades de imagens podem ajudar seus médicos a realizarem diagnósticos mais rápidos e você a obter um retorno mais rápido sobre o investimento. O equipamento certo de diagnóstico por imagem também pode ajudar a reduzir os tempos de exame de raios X e aumentar o conforto do paciente.

Escolher o produto errado pode afetar negativamente o fluxo de trabalho de imagem e os custos do proprietário. Considerando que a vida útil média de um equipamento de radiografia digital é de 20 anos, é fundamental tomar uma decisão bem fundamentada.



Faça as perguntas certas antes de procurar o equipamento.

Durante meus 10 anos de consultoria na compra de equipamentos por unidades que realizam exames por imagens, descobri que algumas delas não compreendem totalmente suas necessidades de imagens. Outras podem entendê-las, mas não documentaram suas necessidades suficientemente para apresentá-las ao possível fornecedor. Isso dificulta a recomendação da solução mais apropriada por parte do fornecedor. Também torna difícil a tarefa de comparar produtos de diferentes fornecedores.

90% das boas escolhas de produtos vêm da compreensão de fluxos de trabalho clínicos e ergonômicos.

As considerações mais importantes se relacionam com os fluxos de trabalho clínicos e ergonômicos em salas de imagens. Descobri que 90% das boas escolhas de produtos vêm da compreensão total de como o equipamento e a sala serão utilizados.

Identificar e documentar claramente seus fluxos de trabalho e necessidades de imagens em uma sala ajudará você a tomar uma decisão de compra bem fundamentada. Isso também vai levar ao final do processo de vendas — e ao bom funcionamento do equipamento — mais cedo.

Pesquise antes de iniciar o processo de seleção de equipamentos de radiologia.

Com base na minha experiência, segue uma pequena lista de perguntas às quais você deve estar preparado para responder antes de iniciar seu processo de seleção de equipamentos de radiografia digital.

  • Quantos exames de imagem serão realizados no equipamento a cada dia?
  • Em que tipo de sala os exames de imagem serão realizados? Por exemplo, será uma sala de trauma, emergência, radiologia geral, ortopédica ou de algum outro tipo?
  • Você precisa realizar imagens pediátricas?
  • Que imagens você precisa capturar? Por exemplo, imagens de tórax, extremidades, abdômen/estômago, ossos longos, joelhos e pés. Faça uma lista completa e específica.
  • Normalmente, quantas pessoas ficam presentes na sala de imagens? Isso ajudará a determinar e, possivelmente, limitar o tamanho do equipamento. Procedimentos complicados para neurologia ou outras especialidades e procedimentos de intervenção aumentam o número de pessoas necessárias em uma sala. A quantidade de pessoas também é maior em instalações de treinamento.

Da mesma forma, salas de imagem para pacientes internados precisam ser grandes o suficiente para lidar com os pacientes de cuidados intensivos que necessitam de exames especiais. Esses pacientes podem precisar de anestesia e gases especiais. Eles podem estar ligados a ventiladores e diversas bombas.

  • Qual o tamanho dos seus pacientes? Você precisa fazer exames em pacientes bariátricos? Caso precise, sua mesa de raios X precisa suportar o peso sem perder funcionalidades importantes, como o movimento de inclinação e de tampo de mesa.
  • Seus pacientes são ambulatoriais?  Ou estão em cadeiras de rodas, camas e/ou macas?
  • Qual é o fluxo de trabalho clínico para a sala?
  • Qual é seu processo orçamentário? Quanto tempo ele leva geralmente? Há prazos e limites para o envio de solicitações de orçamento para aprovação?

Com base em suas respostas a essas perguntas, seu fornecedor provavelmente poderá fornecer a melhor solução possível para atender a suas necessidades de diagnóstico por imagem, juntamente com um layout preliminar do equipamento. O layout ilustrará como o equipamento caberá na sala e acomodará fluxos de trabalho clínicos, técnicos e de pacientes.

Nesse ponto, seu fornecedor também poderá orientar você sobre possíveis modificações que serão necessárias na sala para acomodar o novo equipamento. Isso poderá envolver mudanças nas instalações de encanamento, eletricidade e até mesmo no suporte estrutural. Como abordagem ideal, seu fornecedor lhe oferecerá opções para reduzir ao mínimo possível as necessidades de construção na sala. Esteja preparado para fazer perguntas como “O que podemos fazer se não movermos a mesa?” ou “Há uma maneira de substituir mesas e painéis de controle?”.

Espero que essas perguntas ajudem você a compreender melhor seus fluxos de trabalho clínicos e ergonômicos, e a escolher o melhor produto possível para atender a suas necessidades de diagnóstico por imagem.

Você tem outras perguntas ou considerações para adicionar à lista? Eu adoraria conhecê-las.

Bill Bartosch é gerente sênior de projetos da Carestream Health. Além de ter uma vasta experiência no setor de saúde, ele é certificado pelo Project Management Institute.

POST A COMMENT

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.