Aplicativos de Radiologia para Acompanhar em 2020

Reading Time: 5 minutes read

Quais aplicativos serão os mais úteis para os radiologistas nesse novo ano?

Hoje há literalmente centenas de aplicativos disponíveis para radiologistas. Você pode encontrar mais de 260 aplicativos Android no Google Play e centenas mais na Apple Store e em outras lojas de aplicativos de sistemas operacionais.

Quais aplicativos de radiologia serão os mais úteis em 2020? Essa é uma pergunta subjetiva que renderia uma lista muito longa! Mas, para ajudar você a conhecer o crescente número de aplicativos de radiologia, o Everything Rad identificou algumas opções que valem a pena conferir em 2020.

Aplicativos de AI

O foco para 2020 e 2021 para aplicativos de radiologia de AI será nas áreas de soluções de diagnóstico, detecção, triagem e agendamento, de acordo com o AI Healthcare 2020 Leadership Survey Report. O desenvolvimento da próxima geração de ferramentas de radiologia obteve o “terceiro lugar na lista das mais altas prioridades de AI no setor da saúde. O diagnóstico automatizado de imagens também ocupa o quarto lugar entre os aplicativos de AI que as organizações da saúde já estão usando”. (1)

Segundo o relatório, estas são as cinco principais categorias de aplicativos usadas por radiologistas:

Doutor, segurando o tablet com ilustrações médicas, texto na parte inferior da imagem "Aplicativos de radiologia para assistir em 2020"
Existem literalmente centenas de aplicativos para radiologistas. Quais vale a pena assistir em 2020?
  1. Exame de mama
  2. Radiografias de tórax
  3. Exame cardiotorácico
  4. Neuroradiologia
  5. Exame cardiovascular

Aplicativos aprovados e revisados pela FDA

Quais aplicativos foram revisados pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (Food and Drug Administration, FDA)? De acordo com a Imaging Technology News (ITN) (2), são aplicativos que “1) podem potencialmente ter um impacto na segurança do paciente, como calculadoras de doses de radiação, ou 2) transformar um dispositivo móvel em um dispositivo médico regulado, como um software de acesso que requer uma aprovação 510(k)”. Aplicativos médicos não regulados incluem aqueles criados para educação do paciente, rastreamento de condicionamento físico e aplicativos para referência clínica e/ou treinamento.

O desenvolvimento de qualquer aplicativo médico – e a obtenção da aprovação da FDA – é um processo complexo e meticuloso, por um bom motivo. No entanto, “mercados de AI” têm potencial como uma ferramenta para levar a AI de radiologia de estudos para aplicativos aprovados pela FDA para a prática diária, de acordo com um artigo do The Harvard Business Journal (3).

O modelo de mercado inclui um canal de feedback interno entre desenvolvedores e usuários para preencher a lacuna entre a funcionalidade técnica dos algoritmos e como eles são realmente usados na prática do dia a dia. É provável que os radiologistas, por meio do uso e revisão de aplicativos, forneçam informações às empresas de software e ajudem a moldar a tecnologia e o fluxo de trabalho dos aplicativos mais usados.

Aplicativos focados no paciente em radiologia

Os provedores da saúde estão recorrendo à tecnologia para humanizar a experiência no setor da saúde. Por esse motivo, os aplicativos que ajudam os pacientes a entender seus diagnósticos continuarão aumentando. Uma maneira é simplificar as imagens radiológicas para os pacientes e personalizar a experiência de visualização.

Um novo aplicativo que se destaca, tanto por sua intenção quanto pela entrega exclusiva, é o Mixing Cup, criado pelo Dr. Mike Winkler, radiologista da University of Kentucky (Reino Unido), com formação em Belas Artes. O Dr. Winkler produz belas visualizações 3D totalmente renderizadas que são tão realistas que os clínicos gerais e os pacientes podem ver rapidamente o que está acontecendo em seus corpos. Depois de desenvolver visualizações, o Dr. Winkler percebeu o valor de enviar essas imagens diretamente para telefones celulares e tablets, para que médicos e pacientes pudessem visualizá-las. Trabalhando com um estudante de ciência da computação, o aplicativo do Dr. Winkler usa tecnologia que comprime arquivos de radiologia para um tamanho que pode ser enviado para um telefone ou tablet (4). Ele é oferecido gratuitamente aos radiologistas.

Aplicativos de aprendizagem

Os avanços tecnológicos contínuos requerem uma aprendizagem contínua. Seja um radiologista, um estudante ou um educador, os aplicativos para smartphones podem ajudar a manter sua mente afiada. 

O departamento de Radiologia da University of Washington destaca vários aplicativos gratuitos para educação em radiologia (5), incluindo o “Radiology 2.0: One Night in the ED”, que simula digitalizações de leitura em uma estação de trabalho PACS e o “Radiopaedia”, que oferece aos usuários acesso a conjuntos de dados de imagens médicas de alta qualidade.

Ou teste suas habilidades com o aplicativo “Surgical Radiology” (6), criado pela DD Surgical para o departamento de Cirurgia da Lehigh Valley Health Network, disponível na App Store da Apple.

Outro aplicativo de ensinocom classificação alta é o “Cardiac Imaging Planes 1-2-3”.  O aplicativo “oferece orientação concisa na criação de uma avaliação padronizada da anatomia e função cardíacas usando imagens de tomografia computadorizada (CT) cardíaca”, de acordo com o Journal of Digital Imaging em sua resenha. (7) Espelhando vistas padrão utilizadas na RM cardíaca e ecocardiografia, estudantes ou estagiários podem criar com exatidão planos de imagens cardíacas.

Além de explorar novos aplicativos de radiologia, considere fornecer seus comentários aos desenvolvedores. Isso os ajudará a transformar novos aplicativos nas ferramentas de aprendizado e diagnóstico que você deseja para a educação continuada, bem como naquelas necessárias para melhorar a eficiência e possivelmente o diagnóstico em exames médicos.

Esteja você procurando um aplicativo para ajudar a estudar para seus exames de radiologia ou um aplicativo que seja aprovado pela FDA para uso em diagnósticos clínicos, basta procurar nas lojas de aplicativos e mercados de AI para encontrar a solução certa no momento certo.

Quais são seus aplicativos de radiologia favoritos para 2020? Compartilhe suas sugestões!

Referências
  1. AI Healthcare 2020 Leadership Survey Report
  2. Radiology Business
  3. The Department of Radiology at the University of Washington
  4. Surgical Radiology App
  5. Cardiac Imaging Planes: Brunetti, R. & Choi, A. J Digital Imaging (2018) 31:765 published in cooperation with the Society for Imaging Informatics in Medicine
  6. ITNOnline
  7. Harvard Business Journal

COMMENTS

  • reply

    Celso Paixão

    Sempre importante acompanhar, noticias e acontecimentos inovadores

POST A COMMENT

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.