Implementação de veículos de raios X móveis nas linhas de frente da COVID-19

Reading Time: 6 minutes read

A NHG Diagnostics supera os desafios da pandemia ao fornecer diagnóstico por imagem ágil em unidades de atendimento comunitário.

Por Chong Chun Meng, responsável técnico em radiologia, e Damien Li, técnico em radiologia sênior; National Healthcare Group Diagnostics.

Como ocorre em outros países em todo o mundo, a pandemia da COVID-19 forçou uma mudança drástica na maneira como os prestadores de serviços de saúde em Singapura prestam atendimento, o que inclui o diagnóstico radiográfico para detecção da COVID-19.

Sete meses depois de registrar o primeiro caso confirmado em 23 de janeiro de 2020, Singapura continua enfrentando a pandemia da COVID-19. De janeiro a 1.º de julho, tivemos cerca de 42 mil casos relacionados ao coronavírus. Para prestar atendimento a pacientes com sintomas leves da COVID-19 fora dos hospitais, o governo construiu várias unidades de atendimento comunitário (Community Care Facilities, CCFs). Além de tornar o atendimento mais acessível para pacientes carentes, as CCFs eliminam a necessidade de os pacientes com suspeita de COVID-19 comparecerem aos hospitais, reduzindo, assim, o risco de transmissão.

Foto do trailer móvel de raios-X do NHGD.
O NHGD disponibiliza trailers de raios X móveis para levar o diagnóstico por imagens torácicas para pacientes fora do hospital.

Como os exames de raios X são fundamentais para o gerenciamento clínico dos pacientes com COVID-19, é essencial que as CCFs sejam equipadas com uma unidade de raios X no local para fornecer exames radiológicos 2D em tempo hábil. Para isso, o governo solicitou apoio do National Healthcare Group Diagnostics (NHGD). No início de abril de 2020, disponibilizamos nosso único trailer de raios X móveis para atender à primeira CCF.

Expandindo a disponibilidade de raios X móveis para detecção de COVID-19

À medida que a demanda por serviços de raios X no local aumentou, fizemos planos para readaptar uma unidade adicional em um trailer de raios X móvel. Selecionamos nossa unidade móvel de densitometria mineral óssea (Bone Mineral Densitometry, BMD), que já tinha uma cabine revestida de chumbo. Isso nos permitiu um prazo de entrega mais curto, implantação rápida e flexibilidade máxima se a situação evoluísse rapidamente.

Escolhemos o Carestream DRX-Revolution como a solução de diagnóstico móvel por imagens para a nossa nova unidade por diversos motivos, inclusive o fato de ele ter uma das interfaces de usuário mais simples e claras do mercado. A simplicidade da interface de usuário permite que os usuários se familiarizem rapidamente, sem comprometer as funções avançadas do sistema.

Nossos técnicos em radiologia gostam especialmente do cabeçote do tubo com rotação livre do DRX-Revolution, que pode ser movimentado com suavidade até a posição desejada. Os recursos de supressão aprimoram significativamente a qualidade da imagem, e a capacidade de configurar a proporção da grade também é útil.

Também consideramos importante a capacidade de usar o DRX-Revolution para outras finalidades, além de apoiar a luta contra a COVID-19. Acreditamos que este equipamento de diagnóstico por imagem para uso no leito continuará ampliando os serviços que o NHGD normalmente oferece.

Foto do técnico de radiologia usando o DRX-Revolution.
A interface de usuário simples do DRX-Revolution é um dos motivos pelos quais ele foi selecionado pelo NHGD para a sua unidade móvel de raios X.

Quando solicitamos o DRX-Revolution da Carestream, as unidades móveis de raios X eram mercadorias altamente procuradas no mundo todo e houve interrupções nas cadeias de suprimentos globais e no comércio internacional. Mesmo assim, a Carestream foi capaz de cumprir nossos prazos. Isso permitiu que o NHGD prestasse serviços de imagens essenciais, oportunos e econômicos em plena pandemia.

Em 12 dias, reformamos nossa unidade móvel de raios X e a equipamos com o novo DRX-Revolution. Em maio de 2020, ela foi implantada para apoiar a nova CCF de Singapura em Tuas South.

Adaptando o treinamento em meio às restrições da COVID-19

A conversão do nosso trailer existente em uma unidade móvel de raios X não foi o único desafio que enfrentamos. Também descobrimos que não poderíamos realizar o treinamento presencial habitual sobre a nova unidade móvel DRX-Revolution com os nossos técnicos em radiologia devido às restrições impostas durante o período de isolamento social. Para atividades como instalação e entrada em operação de equipamentos de imagens médicas, a presença de pessoal no local tinha que ser mantida ao mínimo.

Geralmente, o treinamento sobre um novo equipamento de imagem é feito em um grupo pequeno, com o treinador e os treinandos interagindo pessoalmente durante as atividades, como ensino didático, desenvolvimento de habilidades práticas e avaliação de competência dos usuários.

Foto da tela do laptop com os participantes do treinamento virtual.
A Carestream propôs um inovador treinamento remoto sobre as aplicações para cumprir as medidas de distanciamento seguro.

Para atender às novas medidas de distanciamento seguro implementadas em Singapura, a Carestream propôs um treinamento remoto inovador sobre as aplicações. Inicialmente, nossa preocupação era se o treinamento virtual seria eficaz, bem como se a experiência de aprendizagem e, por sua vez, a competência dos usuários seriam comprometidas. Mas nossas preocupações não se confirmaram e o treinamento transcorreu bem. O treinador foi capaz de conduzir a sessão com tranquilidade e eficácia através da plataforma de aprendizagem virtual, tanto durante a instrução verbal quanto na demonstração física.

Firmando parcerias com o fornecedor de imagens certo

O NHGD valoriza sua parceria com a Carestream, graças ao trabalho incansável que realizaram juntos para resolver os diversos problemas durante esse período desafiador. É muito bom ver os setores público e privado se unirem para vencer a pandemia da COVID-19, que muitos reconhecem como a pior crise global da nossa geração.

Sobre o National Healthcare Group Diagnostics (NHGD)

O National Healthcare Group Diagnostics (NHGD) é um importante prestador de serviços de imagens e laboratório para o atendimento primário através de sua extensa rede em Singapura, que abrange 30 centros de imagens e laboratórios. Os serviços de imagens do NHGD incluem raios X em geral, mamografia, densitometria mineral óssea (Bone Mineral Densitometry, BMD) e ultrassonografia, que estão disponíveis em centros estáticos e a bordo de sua frota de serviços móveis (Mammobus, Raios X Móveis, BMD Móvel e Ultrassom Móvel). O NHGD também presta serviços profissionais como telerradiologia e gerenciamento de clínicas de radiologia. Todos os seus centros de imagens têm certificação ISO15189 e foi a primeira unidade de diagnóstico médico por imagens a receber essa certificação em Singapura.

Saiba mais:

Imagens torácicas de COVID através do vidro

ícone do WhatsApp

ícone do Facebook

POST A COMMENT

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.