Três Estratégias de Administração de Radiologia para 2020

Reading Time: 9 minutes read

As inovações em hardware e software ajudam a manter a imagem médica o mais acessível e segura possível.

Semana passada em nosso blog sobre Tendências para imagens médicas em 2020,exploramos quatro inovações tecnológicas em radiologia que podem ajudar a melhorar o diagnóstico, mantendo a dose a mais baixa possível. Além de manter a dose baixa e a qualidade da imagem alta, os administradores de radiologia têm um terceiro objetivo estratégico: manter a imagem médica o mais acessível e segura possível.

A seguir, três estratégias a serem adotadas na administração de radiologia – e as inovações em hardware e software para apoiá–las:

  • Otimizar o fluxo de trabalho de captura de imagem
  • Maximizar a utilização dos ativos
  • Reforçar a segurança cibernética
rosto de uma mulher sobreposta a ilustrações de vários raios X e tecnologia médica no lado esquerdo da imagem, na caixa laranja do lado direito com "TEndencias para Imagens Medicas em 2020"
As inovações em imagens médicas estão moldando as estratégias para a administração de radiologia.

1: Otimizar o fluxo de trabalho de captura de imagem

Pequenas melhorias podem reduzir vários minutos em cada exame, resultando em ganhos mensuráveis de produtividade. Em 2020 e adiante, os sistemas de radiologia diagnóstica continuarão a ter mais recursos para melhorar a eficiência.

Vamos começar com inovações no software de captura de imagem. O software ImageView da Carestream tem uma interface de toque de tela intuitiva e fácil de usar, que coloca as operações mais usadas em uma única tela. Em uma única tela, os técnicos da radiologia podem visualizar e acessar dados do paciente, dados e visualizações de estudos, o visualizador de imagens e ajudas de posicionamento, os controles de formatação e fluxo de trabalho. Depois que a imagem é capturada, ela é exibida no painel central, substituindo o visualizador de imagens e as ajudas de posicionamento. E os controles de aquisição à direita são substituídos por marcadores e ferramentas de manuseio/processamento de imagens.

Exemplo de software ImageView com raio X do tórax
A plataforma de software ImageView foi projetada para melhorar a eficiência e o fluxo de trabalho na captura de imagens.

Você sabia que os erros de protocolorepresentaram 28% dos retornos? (1) É por isso que o ImageView automatiza o fluxo de trabalho com protocolos uniformes definidos de acordo com as preferências de sua clínica fornecendo consistência para minimizar a repetição de exames. Além disso, os técnicos de radiologia e os radiologistas podem acessar o RIS e o PACS sem retornar ao terminal do departamento, reduzindo o tempo para concluir um estudo.

Os avanços no processamento de imagens também aceleram o fluxo de trabalho. Por exemplo, a Tomossíntese Digital (Digital Tomosynthesis, DT) usa uma única varredura de exposições de raios X e simplifica o fluxo de trabalho do operador, separando o processo de aquisição de exposição da DT da formação do volume da imagem. Como resultado, várias projeções são obtidas durante uma única varredura de aquisição da DT. O tempo do exame é bastante reduzido quando comparado à tomografia tradicional, eliminando o processo de tentativa e erro na localização da região anatômica de interesse. A propósito, uma cobertura anatômica inadequada foi a causa de cerca de 21% dos retornos, com 50% deles ocorrendo no momento do exame. (1)

Hardware para imagens médicas aumenta a produtividade 

Além das melhorias do software, o hardware de imagens médicas traz novos recursos para o aumento da produtividade. Por exemplo, nosso novo detector DRX Plus 2530C sem fio tem um formato menor para facilitar o posicionamento nas bandejas da incubadora. E nosso novo DRX-Revolution possui tubo e colimador menores, mais leves e mais equilibrados para facilitar o uso e o posicionamento mais rápido. Isso ajuda a realizar exames de forma mais rápida e eficiente, acelera o fluxo de trabalho e melhora a produtividade do tecnólogo. O novo Revolution também ajuda a proteger seu investimento, travando os detectores protegendo contra roubo.

Um outro impulsionador de produtividade é investir em uma unidade portátil de raios X dedicada. O Lower Manhattan Presbyterian Hospital de Nova York adotou essa abordagem, mantendo um DRX-Revolution Nano em um andar. Como resultado, ele reduziu os tempos para realização de exames de imagem  (turnaround times, TATs), da solicitação até a conclusão, de mais de uma hora para 29 minutos.

Ter uma unidade de raios-X portátil dedicada em um TATs de exame de corte de piso pela metade.

Outra ferramenta para obter ganhos de produtividade nos exames de imagem no leito é o software SmartGrid. As radiografias do tórax feitas no leito são problemáticas, em parte devido à potencial degradação da qualidade da imagem devido à dispersão da radiação. As grades antidispersão podem ser altamente eficazes na redução da dispersão; no entanto, elas são pesadas, volumosas e difíceis de manusear. Leva tempo para alcançar o alinhamento adequado e o desalinhamento durante o posicionamento pode reduzir a eficácia da grade. O software de processamento SmartGrid oferece os benefícios de qualidade de imagem semelhante a uma grade sem o uso de uma grade antidispersão, levando a um fluxo de trabalho aprimorado e à facilidade de geração de imagens para os radiologistas.

2: Maximizar a utilização dos ativos

Como você sabe se o seu departamento de radiologia está maximizando a utilização do equipamento? Com dados. O Analytics pode ajudá-lo a gerenciar seus ativos e o desempenho da equipe e a maximizar seus investimentos em equipamentos de diagnóstico por imagem. Por exemplo, a utilização do equipamento, as taxas de rejeição e as técnicas do operador podem ser monitoradas e comparadas. Você também pode saber quais unidades estão super ou subutilizadas, a produtividade de cada tecnólogo e as taxas de rejeição de imagens em cada estação.

macho olhando para o gráfico de dados na tela do computador
Maximizar a utilização de ativos é uma estratégia eficaz de administração de radiologia.

Os dados também podem ajudá-lo a determinar onde substituir os leitores de placa única por leitores de placa múltipla e vice-versa, quando aumentar ou diminuir o pessoal e quais tecnólogos se beneficiariam de treinamento suplementar para melhorar seu desempenho.

A Carestream oferece o software de Análise Administrativa e Relatórios – uma ferramenta centralizada de gerenciamento de informações para feedback contínuo do desempenho, permitindo analisar resultados e desenvolver planos de melhoria.

Outra estratégia para aumentar a utilização de ativos é atrair mais pacientes. Hoje em dia os pacientes estão mais capacitados do que nunca. Muitos estão comparando custos e lendo análises on-line antes de escolher um fornecedor de imagens de raios X. Por esses motivos, fornecedores de imagens médicas como a Carestream estão aprimorando o equipamento de imagem, visando mais conforto e conveniência para o paciente. Por exemplo, a mesa em nosso DRX-Excel Plus abaixa para permitir um acesso mais fácil a pacientes doentes ou feridos. A iluminação suave e as seleções musicais ajudam os pacientes a relaxar enquanto o exame está sendo realizado.

A propósito, os recursos que descrevemos que otimizam o fluxo de trabalho de captura de imagens também podem ajudar a melhorar a experiência do paciente. Menos tempo para configurar um exame ou pressionar os botões significa mais tempo para passar com os pacientes.

No futuro, espere que mais recursos e funcionalidades para a satisfação do paciente sejam transferidos para sistemas de níveis médio e baixo, semelhante ao setor automotivo, no qual os usuários finais esperam recursos que antes eram um recurso premium.

A necessidade de maximizar seu equipamento aumentará em importância, à medida que o envelhecimento da população – e sua necessidade de mais imagens médicas – aumenta, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A OMS relata que a proporção dapopulação global acima de 60anos de idade aumentará de 12% para 22% entre 2015 e 2050, acrescentando que “o uso eficaz de equipamentos de imagens médicas será necessário para fornecer assistência de alta qualidade ao paciente, para populações que envelhecem.” (2)

3: Reforçar a segurança cibernética

Os ataques cibernéticos direcionados às informações do paciente estão aumentando. O HIPAA Journal relata que, “violações de dados de assistência médica estão agora sendo relatadas a uma taxa de mais de uma por dia”. (3) Nenhuma instalação deseja ter que informar os pacientes que seus dados foram comprometidos.

O PACS não é a única área de preocupação – também existem desafios de segurança cibernética relacionados aos sistemas de imagens médicas de radiologia diagnóstica.

homem de negócios, segurando a mão, ilustração de trava de segurança flutuando sobre a mão
A atualização do software para se manter atualizado com os mais recentes sistemas operacionais e recursos de segurança é essencial para a cibersegurança.

Quando os sistemas de radiologia diagnóstica foram inicialmente lançados, segurança era a criação de uma caixa preta impenetrável. O fabricante do dispositivo endureceu o sistema. O cliente confiou no fabricante que o sistema estava seguro. Mas em 2020 e adiante, a segurança do produto é uma responsabilidade compartilhada entre o fabricante e o cliente e uma caixa preta fechada não dá a visibilidade necessária para detectar e responder a ameaças. Portanto, a Carestream reprojetou seus dispositivos para serem mais abertos e acessíveis aos departamentos de TI do cliente, mantendo os controles de confidencialidade, integridade, disponibilidade e segurança.

Fabricantes de dispositivos como a Carestream também devem comunicar as vulnerabilidades aos clientes em tempo hábil, para que possam ser corrigidas. Para assistência médica, essa comunicação deve ser feita por meio do Centro de Análise e Compartilhamento de Informações sobre Saúde (Health-Information Sharing and Analysis Center, H-ISAC).

E o ônus de implementar as atualizações em tempo hábil, para manter o software com os mais recentes recursos do sistema operacional e de segurança, é dos clientes.

Na segurança cibernética de hoje, a suposição é de que os invasores sempre encontrarão uma maneira de entrar. Assim, em 2020 e no futuro, um ambiente de TI fortalecido é uma necessidade para minimizar, tanto quanto possível, potenciais pontos de entrada no ambiente de saúde por meio de equipamentos médicos.

Katie Kilfoyle Remis é editora da Everything Rad e gerente de mídia social da Carestream Health.


Referências
  1. Radiology Business
  2. World Health Organization
  3. HIPAA Journal
  4. Health Imaging

POST A COMMENT

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.