Recursos de AI em radiologia a serem adotados hoje

Reading Time: 10 minutes read

A AI fornece imagens aprimoradas e fluxo de trabalho otimizado para a aquisição de imagens médicas.

Discussões sobre possíveis aplicações para inteligência artificial em radiologia têm dominado conferências sobre aquisição de imagens médicas e manchetes de notícias há anos. Esse burburinho todo pode tornar difícil para os provedores de aquisição de imagens saber quais aplicativos baseados em AI agregam valor. Nesta publicação, apresentarei uma visão geral dos recursos de AI para radiologia que você pode adotar hoje para ajudar a melhorar a qualidade das imagens, otimizar a dose e aumentar a eficiência do fluxo de trabalho.

A Carestream está utilizando AI e, em outros casos, algoritmos sofisticados exclusivos, em nosso software de aquisição de imagens para agregar valor clínico em inteligência na aquisição de imagens e eficiência do fluxo de trabalho. Vejamos as características específicas de cada uma dessas duas áreas fundamentais da aquisição de imagens médicas.

Os aplicativos de IA disponíveis para radiologia hoje ajudam a fornecer imagens aprimoradas e fluxo de trabalho aprimorado.

Inteligência na aquisição de imagens: AI em captura de imagens para radiologia

Primeiro, permita-me apresentar o Eclipse, o mecanismo que alimenta nosso software de aquisição de imagens. O Eclipse utiliza tecnologia de AI e algoritmos exclusivos que ajudam a melhorar a captura de imagens. As vantagens proporcionadas pelo mecanismo são visualização aprimorada e apresentação consistente. Ele também fornece recursos que permitem aos nossos clientes otimizar melhor a dose de radiação e criar visuais personalizados de acordo com sua preferência. Chamamos esse conjunto de soluções de imagem de “inteligência na aquisição de imagens”. Vejamos alguns desses recursos específicos orientados por AI para a captura de imagens.

O mais novo método de redução de ruído da Carestream, o Smart Noise Cancellation (autorização 510 (k) pendente), é uma tecnologia inovadora que tira proveito da AI para eliminar o ruído ao mesmo tempo em que preserva as estruturas da imagem. A quantidade de ruído subtraída pode ser ajustada pelo seu centro de imagem para corresponder à clareza de imagem desejada. A Carestream está entre as primeiras empresas de aquisição de imagens médicas a utilizar a AI para separar e remover o ruído de uma imagem. O Smart Noise Cancellation estará disponível a partir do nosso DRX-Evolution e do DRX-Evolution Plus Systems.

Outro recurso habilitado por AI para a aquisição de imagens médicas é o nosso software Bone Suppression.  Com base em uma forma poderosa de AI chamada Random Forests, essa ferramenta cria uma imagem complementar que suprime a aparência do osso e aprimora a visualização dos tecidos moles para aumentar a confiança clínica das avaliações patológicas. Esse recurso também não exige nenhuma exposição adicional para o paciente.

Além disso, oferecemos outros recursos de inteligência na aquisição de imagens que aplicam algoritmos para melhorar a qualidade das imagens e otimizar a dose, agregando valor para apoiar a decisão clínica:

  • Tube and Linefornece uma imagem complementar com processamento otimizado para visualização mais nítida e mais fácil de linhas e tubos PICC. Ela aumenta a confiança de que os tubos e as linhas estão posicionados corretamente e permanecem no lugar.
  • Com o EVP Plus, os radiologistas têm liberdade para ajustar, manipular e visualizar imagens de acordo com suas preferências. O EVP Plus oferece suporte ao processamento de frequência de múltiplas bandas, fornecendo, assim, controle de ruído, nitidez, contraste e densidade melhores, além de minimizar os artefatos.
  • Black Surround mascara a área colimada branca para eliminar o reflexo do primeiro plano e definir automaticamente sua área de interesse. Permite a seleção manual de estruturas anatômicas complexas para verificação rápida e precisa da colimação.
  • Software de otimização e aprimoramento de imagens pediátricas oferece técnicas de aquisição padrão e parâmetros de processamento de imagem otimizados especificamente para o tamanho do corpo de cada paciente, desde o menor paciente neonatal até o maior adolescente.
  • O software Smart Grid oferece qualidade de imagem comparável às imagens adquiridas com uma grade antidispersão em imagens de tórax obtidas no leito.
  • Auto Long Length Imaging captura uma ampla faixa de imagens vertebrais ou de ossos longos com o paciente na posição vertical ou supina. As imagens de componentes capturadas são alinhadas e costuradas automaticamente para criar uma imagem composta.
  • Dual Energy permite maior sensibilidade de detecção para anomalias no pulmão e melhor avaliação das anomalias ósseas.
  • Tomossíntese Digital utiliza dose mais baixa do que os exames de CT (tomografia computadorizada) padrão e oferece melhor localização de profundidade em comparação com a radiografia de projeção convencional.
  • Visualização Pneumotorácica cria uma imagem complementar a partir da exposição original, otimizada para acentuar a aparência de ar livre na cavidade torácica.

Todos esses recursos avançados de processamento ajudam a fornecer a melhor qualidade de imagem possível na dose escolhida pelo operador. A qualidade de imagem aprimorada não apenas ajuda no diagnóstico, mas também pode aliviar a carga de radiologistas sobrecarregados. Alguns estudos descobriram que o radiologista médio deve interpretar uma imagem a cada três a quatro segundos para dar conta de suas cargas de trabalho cada vez maiores. As tecnologias de AI em radiologia que subtraem o ruído de uma imagem ou suprimem a aparência do osso podem ajudar a facilitar a leitura das imagens, o que, por sua vez, pode ajudar a reduzir a fadiga do médico.

Eficiência do fluxo de trabalho: AI no fluxo de trabalho de radiologia

A Carestream também está aplicando AI para automatizar as etapas do fluxo de trabalho. Este conjunto de soluções, que chamamos de eficiência do fluxo de trabalho, pode ajudar a melhorar o fluxo de trabalho e a produtividade do técnico em radiologia.

A automação é especialmente benéfica em departamentos atribulados com recursos limitados. Poucos segundos economizados podem ajudar na triagem mais rápida dos pacientes. Acredito que a necessidade de automação nunca foi tão importante quanto hoje. Os radiologistas, juntamente com outros funcionários do hospital, estão sofrendo com o estresse da aquisição de imagens de pacientes infectados por COVID. Alguns recursos adicionais de automação podem acelerar o tempo do exame e também dar ao seu radiologista um pouco de alívio.

Confira nossas soluções para eficiência de fluxo de trabalho – nenhuma delas requer treinamento adicional:

AI para aquisição de imagens do tórax

Sabemos que a aquisição de imagens do tórax é um dos exames mais comuns realizados, então aplicamos AI para criar melhorias específicas para este exame de imagem médica. Alguns dos recursos ajudam o técnico em radiologia a adquirir imagens de maneira consistente de paciente para paciente, permitindo uma apresentação e qualidade mais consistentes. Outros recursos ajudam a acelerar o fluxo de trabalho; e alguns deles fazem ambos. Vamos conferir alguns dos recursos de AI em nosso conjunto de eficiência de fluxo de trabalho.

  • O software de recorte anatômicoutiliza inteligência artificial para delinear áreas da anatomia torácica que podem ter sido colimadas na imagem. Este recurso de recorte de anatomia será especialmente benéfico em uma instituição de ensino com alunos ou radiologistas inexperientes.
  • Correção automática de imagem de tórax ajuda a economizar tempo ao aplicar AI para exibir automaticamente as imagens do tórax na orientação adequada. Isso pode acelerar o fluxo de trabalho para os técnicos em radiologia e as imagens podem ser enviadas para o PACS mais rapidamente.

Avanço da automação com fluxo de trabalho inteligente

Recentemente, a Carestream introduziu novos recursos inteligentes baseados em AI que elevam a eficiência do fluxo de trabalho para exames de imagem a outro patamar. Nossa “sala inteligente” possui recursos que ajudam a otimizar o posicionamento do equipamento, o posicionamento do paciente e o fluxo de trabalho do técnico em radiologia. Além de aumentar a produtividade em relação aos pacientes, esses recursos podem ajudar a melhorar a consistência da imagem e a reduzir repetições.

Esses recursos inteligentes podem beneficiar tanto técnicos em radiologia altamente qualificados quanto os menos experientes. Os avanços na automação também podem diminuir o tempo necessário para um técnico em radiologia estar em contato próximo com os pacientes para posicioná-los, o que é um grande benefício em caso de doenças infecciosas. Confira os recursos automatizados e orientados por AI do nosso conjunto de soluções de eficiência de fluxo de trabalho que você pode adquirir e colocar em uso hoje:

  • Smart Auto Position move automaticamente o suporte de parede e a cabeça do tubo de acordo com a visualização ativa e a altura do paciente. Isso reduz a necessidade de contato físico entre o técnico em radiologia e o paciente.
  • Smart Patient Positioning aumenta a visualização do paciente em tempo real que indica o limite do detector, juntamente com a posição do paciente e a verificação da pose. Ele também fornece sugestões de correção ao técnico em radiologia no console. O técnico em radiologia pode, então, fornecer orientações ao paciente sobre os ajustes necessários.
  • Smart Collimation ajusta as lâminas do colimador de acordo com a altura do detector e a largura detectada do paciente na frente do bucky do suporte de parede. Existem três larguras predefinidas e quatro tamanhos de colimação predefinidos disponíveis.
  • Smart Techniquedetecta automaticamente o tamanho do paciente para aplicar uma configuração de APR apropriada que foi configurada anteriormente pela instituição.

Recursos de AI em radiologia a serem adotados hoje

Espero que essa publicação tenha demonstrado que existem aplicações de AI muito reais e benéficas que podem ser utilizadas hoje na aquisição de imagens médicas. Se você ainda não tem certeza de quais são as adequadas para as suas necessidades, recomendo que considere seus maiores pontos fracos. Por exemplo, seus radiologistas têm um grande volume de estudos para revisar que está causando atraso e fadiga? Nesse caso, nossos recursos de aquisição inteligente de imagens podem ajudar a facilitar a leitura.

A sua instituição está observando um aumento no número dos exames? Nesse caso, a eficiência do fluxo de trabalho orientada por AI pode ajudar seus técnicos em radiologia a concluir os exames de forma mais eficiente e consistente.

A transmissão de doenças infecciosas é uma preocupação? Então, nosso conjunto de recursos de fluxo de trabalho inteligente pode ajudar a reduzir o tempo que os técnicos em radiologia passam em contato próximo com os pacientes.

Incentivo você a desconsiderar o burburinho e considerar a tecnologia de AI que está à sua disposição hoje, uma vez que ela pode ajudar a aumentar o valor de toda a cadeia de aquisição de imagens, da captura ao diagnóstico. 

*O software apresentado nessa publicação está disponível apenas em alguns produtos Carestream.

Ron Muscosky é gerente de Linha de Produtos da Carestream Health. Ele conta com mais de 30 anos de experiência em assistência médica/imagens médicas.

POST A COMMENT

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.