Equilíbrio da dose com a qualidade da imagem em exames pediátricos

Reading Time: 7 minutes read

A Carestream oferece soluções inovadoras de raios X para ajudar a atender às necessidades exclusivas de obtenção de imagens pediátricas.

O objetivo de todo exame radiológico é produzir uma imagem de alta qualidade que ajude a diagnosticar com precisão uma doença ou um quadro clínico – e gerar tal imagem com a menor dose de radiação possível. Equilibrar a dose com a qualidade da imagem é ainda mais importante em pediatria. Além das crianças serem mais radiossensíveis do que os adultos (o risco de câncer por unidade de dose de radiação ionizante é maior), elas também têm uma expectativa de vida mais longa, fazendo com que corram o risco de desenvolver câncer devido à exposição à radiação.(1)

Foto de um bebê e uma criança deitada um ao lado do outro. Grandes inovações para pequenos pacientes escritas em cima. Logotipo da Carestream no canto inferior direito.

As soluções da Carestream ajudam a encontrar o equilíbrio certo entre qualidade de imagem e dose
.

Como atingir o equilíbrio certo entre qualidade da imagem e dose

Felizmente, houve uma quantidade significativa de pesquisa e desenvolvimento na última década para ajudar a proteger as crianças da radiação excessiva. Na Carestream, desenvolvemos nossos produtos com base no seguinte:

  • as recomendações da The Image Gently Alliance para segurança de radiação em obtenção de imagens pediátricas
  • o princípio de segurança de radiação tão baixa quanto razoavelmente possível (As Low As Reasonably Achievable, ALARA)
  • diretrizes governamentais para obtenção de imagens pediátricas (FDA e CE)

A The Image Gently Alliance é uma coalizão de organizações de saúde dedicadas a fornecer imagens pediátricas seguras e de alta qualidade em todo o mundo. Seu principal objetivo é promover a conscientização e, assim, mudar a prática em toda a comunidade de imagiologia para ajustar a dose da radiação ao obter imagens pediátricas. (2)

ALARA é o princípio orientador da segurança de radiação, de acordo com o CDC. Isso significa que, mesmo que uma pequena dose de radiação não ofereça nenhum benefício direto, ela deve ser evitada. E, para colocar o ALARA em prática, é essencial usar as três medidas básicas de proteção em segurança da radiação: tempo, distância e blindagem. (3)

Além disso, as agências governamentais nos EUA (FDA), a Comissão Europeia (CE) e outros países desenvolveram diretrizes para a obtenção de imagens pediátricas e dose que incluem:

  • definições da população pediátrica em sete (7) categorias de idade/peso
  • controle automático de exposição projetado e testado para uma ampla gama de tamanhos de pacientes, incluindo pediátricos
  • filtro, posicionamento e blindagem adequados
  • exibição e registro da dose de cada paciente
  • teste de controle de qualidade

O tamanho do paciente pediátrico é mais importante do que sua idade

A Lei Federal de Alimentos, Medicamentos e Cosméticos (Federal Food, Drug, and Cosmetic Act, FDA&C) define pacientes pediátricos como pessoas com 21 anos de idade ou menos no momento de seu diagnóstico ou tratamento. Anteriormente, esses pacientes eram classificados em diferentes grupos por faixas etárias: neonatos, bebês, crianças e adolescentes. No entanto, a idade não é um bom indicador. Um jovem de 17 anos pode pesar tanto quanto um adulto ou uma criança pode ser pequena para sua idade. É por isso que, na obtenção de imagens pediátricas médicas por raios X, é o tamanho – não a idade – que determina quanta radiação é necessária para produzir uma imagem médica de qualidade. (4)

O processamento de imagens Eclipse  da Carestream utiliza parâmetros otimizados para cada uma das sete diferentes categorias pediátricas de idade/peso. Estes parâmetros podem ser adaptados para refletir as características das informações clínicas de uma forma mais informativa, em comparação com o uso de configurações de processamento de imagens de adultos. O Eclipse ajusta e adapta automaticamente o processamento de imagens para fornecer supressão de ruídos e melhoria de detalhes, o que pode ajudar os radiologistas a enxergar anormalidades sutis difíceis de detectar e diagnosticar nas minúsculas anatomias dos neonatos e bebês.

Outras maneiras através das quais o processamento de imagens Eclipse ajuda na obtenção de imagens e no diagnóstico de crianças

Naturalmente, tudo é menor nas crianças, principalmente nos neonatos. O mecanismo Eclipse da Carestream oferece opções especializadas de processamento de imagem, como Visualização de linha e de tubo. Essa opção cria uma imagem complementar e aplica um conjunto de parâmetros que aumentam as frequências que correspondem ao tamanho dos cateteres, ajudando os radiologistas a visualizar os tubos de respiração e alimentação e linhas PICC que, de outra forma, seriam difíceis de enxergar em anatomias pequenas. Outra aplicação muito útil do software é a Visualização do pneumotórax, que acentua a aparência do ar livre na cavidade torácica, indicando a presença de um pneumotórax.

Nosso detector compacto reduz ainda mais a dose para exames em bebês

O equilíbrio da dose e da qualidade da imagem em pediatria exige que o software de processamento de imagens seja acoplado a detectores de alto desempenho.

O Detector DRX Plus 2530C da Carestream tem uma densidade de pixels pequena (98 micra) que se traduz em alta resolução espacial. Além disso, ele opera com tecnologia de iodeto de césio (Csl), proporcionando uma redução de dose de até 30% em comparação aos detectores de oxissulfeto de gadolínio.

Foto do detetor DRX 2530C da Carestream sendo usado em um bebê.
O Detector DRX Plus 2530C da Carestream tem uma densidade de pixels pequena (98 micra) que se traduz em alta resolução espacial.

Isso é especialmente benéfico para neonatos ou bebês que requerem imagens diagnósticas frequentes. Em conjunto com nosso processamento de imagens Eclipse, esse software ajusta automaticamente os parâmetros de cada paciente para determinar, também de modo automático, a menor exposição possível para resultados de imagem efetivos.

Além disso, o DRX Plus 2530C foi projetado de forma personalizada, com um formato compacto para caber facilmente na maioria das bandejas de raios X de incubadoras neonatais e berços, eliminando a necessidade de deslocar esses pequenos pacientes.

Como equilibrar a dose com a qualidade da imagem para proteger o menor dos pacientes

A obtenção de imagens de pacientes pediátricos com a menor dose possível, e que produza uma imagem que seja diagnosticamente viável, requer detectores digitais de alto desempenho com eficiência de dosagem muito boa, técnicas de processamento de imagem que possam ser otimizadas para doses ainda mais baixas e mecanismos de rastreamento de dose. A Carestream continuará inovando nas três frentes para ajudar a atingir o equilíbrio essencial em obtenção de imagens pediátricas.

Foto de David Foos

Dave Foos é diretor sênior de pesquisa e desenvolvimento da Carestream. Há vários anos, juntamente com sua equipe de pesquisadores da Carestream, ele se dedica à otimização da qualidade e da dose para a obtenção de imagens pediátricas.

Saiba mais:

Níveis de referência para diagnóstico pediátrico

visite carestream.com para obter mais informações.
Saiba mais sobre nossa soluções inovadoras de raios X para ajudar a atender às necessidades exclusivas de obtenção de imagens pediátricas.

Referências:

1 Food & Drug Administration dos EUA: Pediatric X-ray Imaging

https://www.fda.gov/radiation-emitting-products/medical-imaging/pediatric-x-ray-imaging

2 The Image Gently Alliance https://www.imagegently.org/

3 Centros de Controle e Prevenção de Doenças https://www.cdc.gov/nceh/radiation/alara.html

4 Food & Drug Administration dos EUA: Pediatric X-ray Imaging

https://www.fda.gov/radiation-emitting-products/medical-imaging/pediatric-x-ray-imaging

ícone de Whatsapp

POST A COMMENT

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.