MÉTRICAS DA RADIOLOGIA NO CUIDADO BASEADO NO VALOR

Reading Time: 6 minutes read

Aplicar métricas baseadas no valor da atenção na área de radiologia.

A mudança do atendimento baseado no valor (VBC) requer que os fornecedores da área de saúde demonstrem um valor melhorado. Mas como definir valor? E quais são os parâmetros da radiologia para demonstrar melhores resultados?

Michael Porter, professor da Universidade Bishop William Lawrence na Harvard Business School, e Elizabeth Olmsted Teisberg, diretora executiva do Value Institute for Health and Care da Universidade do Texas no Austin Dell Medical School definem o valor no Redefining Health Care como “os resultados de saúde alcançados” por dólar gasto. “(1) Os autores, que foram os primeiros defensores da atenção baseada na atenção, afirmam que,” melhorar a atenção requer melhorar um ou mais resultados sem aumentar os custos ou reduzir os custos sem comprometer os resultados, ou ambos “.

No cuidado da saúde, o objetivo geral dos fornecedores, assim como de cada parte interessada, deve melhorar o valor para os pacientes, onde o valor se define como os resultados de saúde obtidos que importam aos pacientes em relação com o custo de obter esses resultados. Melhorar o valor requer melhorar um ou mais resultados sem aumentar ou reduzir os custos e sem comprometer os resultados. Não melhorar o valor representará uma falha.” 

-Michael Porter e Elizabeth Olmsted Teisberg, Redefining Health Care: Creating value-based Competition on results.

Então, como pode a radiologia demonstrar que está melhorando os resultados sem aumentar os custos? Ou reduzindo o custo sem comprometer os resultados? Algumas métricas são óbvias, como reduzir a duplicação desnecessária de estudos e melhorar a qualidade de nossos laudos para que transmitam a informação mais claramente. Estes podemos abraçar imediatamente. Outros podem ser provados com a ajuda de evidência colaborativa.

Elimine a duplicidade de imagens através do acesso corporativo às imagens. 

Quando podemos evitar capturar imagens duplicadas fazendo que o acesso à imagem esteja disponível para qualquer acesso clínico que forme parte da equipe de atendimento, esta é um ganho para o paciente. Com acesso seguro às imagens, os resultados estão disponíveis mais rapidamente, os pacientes estão mais contentes de não ter que submeter-se a um procedimento desnecessário (mesmo quando a dose não seja um problema), e evitamos o custo de um procedimento duplicado. Quanto economizamos? Como se adiciona o acesso imediato a imagens relevantes com um resultado mais rápido e mais efetivo para o paciente? Precisamos coletar a evidência.

Uma estratégia baseada em valor para os cuidados de saúde incide sobre o valor medido pelos cuidados de saúde por dólar gasto.

Os radiologistas informados podem proporcionar laudos relatórios mais precisos e claros

Quando proporcionamos aos radiologistas acesso bidirecional ao EHR, (Prontuário Eletrônico do Paciente), os pacientes podem beneficiar-se de uma leitura mais informada, os radiologistas podem ser mais produtivos e existe menos margem para cometer erros. Em um artigo do Radiology Today, recapitulado no Everything Rad, o Dr. Cree Gaskin da UVA acredita que os radiologistas estão “perdendo uma grande oportunidade se não aceitarem laudos multimídia …” com texto e imagens chaves, informação quantitativa em forma de tabelas e gráficos, incluídos de hiperlinks a regiões chaves de interesse em imagens específicas e marcadores que levam os usuários diretamente aos antecedentes relevantes. Este tipo de relatório permite ao médico solicitante uma compreensão rápida do estudo, tornando a colaboração com o radiologista muito mais fácil.

Os fornecedores, como a Carestream, podem fazer mais com respeito ao ambiente Baseado no valor

Ao redefinir a atenção médica, os autores assinalam que “os fornecedores podem adicionar muito mais valor à prestação de serviços de saúde do que se dão conta” (1). Como fornecedor de um hospital ou grupo de médicos que está em transição da mudança para o cuidado baseado em valor, a Carestream pode proporcionar tecnologia para ajudar a respaldar seus objetivos.

“Os fornecedores de produtos médicos, tecnologia e serviços desempenham papéis vitais na prática sanitária. Freqüentemente lhes culpam por ser o principal impulsor dos aumentos de custos, embora essa conclusão é simplista, muitos fornecedores perpetraram e reforçaram a competição de soma zero. Os fornecedores podem adicionar muito mais valor à prestação de serviços de saúde do que se dão conta.”

-Michael Porter e Elizabeth Olmsted Teisberg, Redefining Health Care: Creating value-based Competition on results.

Quantificar o valor da radiologia requer colaboração de toda a instituição.

O que os autores sugerem é que os departamentos em silos não prosperam num ambiente de atenção apoiada no paciente, porque sua contribuição à saúde e o bem-estar dos pacientes nem sempre é clara. Tanto os radiologistas como os medicos solicitantes podem ser mais produtivos através de uma relação de colaboração. Com informação mais completa, um radiologista está em condições de sugerir um protocolo de imagens que identifique mais rapidamente a condição do paciente, o que pode conduzir a um melhor resultado. Com mais informação completa do radiologista, o médico solicitante pode chegar a uma solução que não só é mais apropriada, senão que também a menos custosa. A economia de custos pode ser analisada em termos de redução de ganhos hospitalares, aumento da produtividade e maior satisfação do paciente.

Os dados de saúde da população podem ajudar na aumentar nossa apreciação da contribuição da radiologia à atenção médica

Hoje temos a capacidade de escanear grandes volumes de imagens de radiologia e extrair seus conteúdos para obter uma análise instantânea da população de um hospital, o que proporciona um ponto de referência para futuras comparações. É este tipo de avaliação o que nos permite compreender verdadeiramente o valor contínuo e crescente que a radiologia contribui aos cuidados da saúde.

Com este fim, na Plataforma de Colaboração Clínica da Carestream, nosso módulo de análise tem um painel que pode consultar os estudos disponíveis e adicionar e apresentar os dados como uma estatística de população de acordo com uma série de fatores. Um exemplo é a saúde óssea, onde fatores como os pontos T e os pontos Z que analisam a densidade óssea podem nos ajudar a compreender o risco de osteoporose. Devido a que os dados estão disponíveis em um estudo individual, e também em todo o site ou inclusive na empresa, a radiologia agora tem as ferramentas para comparar uma população com um grupo mais amplo, uma estratégia de atenção médica que não só ajuda ao paciente mas também a outros. Além da osteoporose, as análises da Carestream também podem observar imagens escaneadas para indicar o risco de enfisema pulmonar, Gordura no Fígado e quantidade de calcificação nas coronárias. Este tipo de conhecimento sobre a saúde da população tem o potencial de trocar a forma em que abordamos alguns dos problemas de saúde mais graves de nosso tempo.

A radiologia precisa estar mais envolvida com os resultados.

Na Carestream, acreditam que a era do “radiologista fechado em um quarto escuro”, estudos de leitura de 8 horas ao dia e isolado do resto do hospital, acabou-se. Na atenção médica atual apoiada no valor, os radiologistas devem estabelecer-se como membros chave da equipe. Devido a que os radiologistas têm as respostas que procuram os médicos clínicos, podem usar a colaboração para proporcionar uma visão e valor adicional em forma de diagnósticos mais rápidos, um reconhecimento mais rápido dos resultados do tratamento e, é obvio, melhores resultados gerais.

Leia o blog relacionado sobre como a tecnologia de imagens médicas pode respaldar a atenção apoiada no valor.

Randy Robertson é Gerente de Desenvolvimento Comercial da Carestream Health.

#radiologia

Referências:

Porter, Michael E. e Elizabeth O. Teisberg. Redefinição da atenção médica: criação de competência baseada no valor nos resultados. Harvard Business School Press, 2006.

POST A COMMENT

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.